18 de setembro de 2025
Já está disponível a nova edição da Revista EPTIC, que traz o Dossiê Temático “Políticas de Comunicação na Argentina: Conflitos, Resistências e Crise Democrática “, organizado pela Profª Florencia Guzmán (Universidad Nacional de San Luis) e pelo Prof. Dr. Ezequiel Rivero (CONICET, Universidad Nacional de Quilmes).
Conforme o texto de apresentação da Revista, “a troca de experiências entre os dois países tem contribuído, historicamente, para identificar tanto as especificidades nacionais quanto os desafios comuns no desenho de marcos regulatórios mais democráticos, como foi o caso da Lei de Meios da Argentina, que inspirou estudos e também elaboração de propostas para a garantia do direito à comunicação no Brasil. Agora, novos desafios para os dois países e, particularmente, para o pensamento crítico envolvem a ascensão da extrema-direita, personificada por Jair Bolsonaro e Javier Milei. A experiência brasileira no enfrentamento à extrema-direita pode ser útil para a Argentina, ao passo que o que ali se desenrola deve ser acompanhado com a maior atenção pelo que pode significar em termos de impacto para toda a região. Analisar o contexto e as estratégias comunicacionais tão centrais para esse campo político é, portanto, uma tarefa fundamental, com a qual a EPTIC busca contribuir”, adianta.
O material traz 9 textos sobre a temática central do dossiê, além do texto “A teoria do valor e o trabalho informacional nos serviços postais” que integra a categoria de artigos e ensaios.
A Revista EPTIC é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Economia, sendo editada pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Para acessar o material completo, clique aqui.

