6 de fevereiro de 2025

A primeira edição de 2025 da Revista Mídia e Cotidiano foi publicada e já pode ser conferida de forma online. O material conta com nove artigos e uma resenha, e é dedicada a todos que, como Rubens Paiva, foram assassinados pela ação do Estado brasileiro, durante a Ditadura Militar de 1964.

O editorial traz a reflexão: Revistas Científicas: Ainda estamos aqui! Ainda vamos estar? e discute brevemente o cenário atual da avaliação sob a perspectiva das mudanças que devem ocorrer nos próximos quadriênios, já divulgadas pela Capes e pelo coordenador da área da Comunicação e Informação. Aponta algumas inquietações sobre as alterações, comentando, também, alguns desafios que os periódicos científicos da área já estão enfrentando.

A edição completa pode ser acessada aqui.

A Revista Mídia e Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como objetivo central divulgar pesquisas empíricas e/ou teóricas das temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, com ênfase na relação mídia e cotidiano.

Além da nova  edição, o periódico está com duas chamadas abertas para as duas próximas edições: “Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático”, com prazo para envio até 24 de fevereiro; e “Comunicação e Memória: perspectivas teóricas e materialidades”, com prazo de envio até 26 de maio deste ano.

 As outras seções continuam recebendo contribuições em fluxo contínuo neste link.