04 de setembro de 2025
Estão abertas as inscrições para o programa Defensores Ambientais, que financia três reportagens investigativas ambientais. Conforme informações publicadas pelo site da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a iniciativa é para apoiar jornalistas na produção de investigações sobre temas ligados ao meio ambiente e à atuação de defensores ambientais, com foco na região da Amazônia Legal.
Para participar é preciso se inscrever até 19 de setembro, por meio deste formulário. Conforme a Abraji, serão selecionadas propostas de reportagens em diferentes formatos — texto, vídeo ou áudio — que tenham relevância social, originalidade e viabilidade de execução dentro das regras do edital.
A seleção ocorrerá em duas etapas: análise das propostas inscritas e entrevistas com candidatos(as) pré-selecionados(as). Os(as) jornalistas selecionados(as) receberão apoio financeiro de até R$15 mil, além de mentoria técnica e treinamento em segurança, quesito obrigatório no programa. O pagamento será feito em duas parcelas: a primeira após a assinatura do contrato e a segunda após a publicação do material.
Todas as inscrições recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji. As entrevistas com candidatos(as) pré-selecionados serão feitas entre 29 de setembro e 3 de outubro. A divulgação das propostas selecionadas será no dia 7 de outubro de 2025 no site da Abraji. O edital prevê prazo até 31 de janeiro de 2026 para a execução e publicação das reportagens.
Confira o edital completo aqui.
O programa Defensores Ambientais é uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenada pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.
Seleção de mentores
No mesmo período (até 19 de setembro) ocorre a seleção para escolher três jornalistas experientes que atuarão como mentores de reportagens no âmbito do programa Defensores Ambientais. Ainda conforme informações do site da Abraji, os(as) mentores(as) selecionados(as) terão a função de orientar e acompanhar os(as) jornalistas beneficiados, realizando videochamadas periódicas e esclarecendo dúvidas, sem exercer papel de edição das reportagens.
De acordo com o edital, cada mentor receberá R$5 mil pelo trabalho, que terá até 10 horas de duração, com prazo final de mentoria até 31 de janeiro de 2026, quando as reportagens devem ser publicadas.
Podem se candidatar jornalistas com mínimo de cinco anos de experiência, preferencialmente com atuação em pautas ambientais, sem vínculo com partidos políticos, órgãos públicos ou entidades de lobby empresarial. Confira o regulamento completo aqui.
As inscrições devem ser realizadas entre 1º a 19 de setembro de 2025, por meio deste formulário. Entre os itens solicitados na inscrição estão a comprovação de experiência e carta de motivação.
A seleção será feita por uma comissão da Abraji, considerando critérios de gênero, etnia, raça, região e experiência em jornalismo ambiental.
A lista de mentores selecionados será divulgada no site da Abraji em 7 de outubro de 2025. Em caso de desistências ou não conformidade com o regulamento, outros candidatos poderão ser convocados.

