03 de julho de 2025
Uma retificação do Regulamento do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2025 foi divulgada pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A publicação traz algumas alterações, entre elas a ampliação dos trabalhos aceitos na modalidade Iniciação Científica/TCC e do prazo de inscrições.
Assim, são aceitas agora inscrições de Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos também em 2025, desde que referentes ao ano ou semestre letivo de 2024. Nesses casos, será necessário apresentar documento comprobatório emitido pela coordenação de curso ou instância equivalente, confirmando essa informação. Além disso, o prazo de inscrições foi prorrogado até 21 de julho de 2025.
O regulamento retificado já está disponível aqui, com as alterações devidamente destacadas em vermelho no arquivo PDF.
O prêmio Adelmo Genro Filho reconhece contribuições relevantes à consolidação do jornalismo como campo científico, abrangendo desde a graduação até a trajetória sênior de pesquisadoras(es). No total, são cinco categorias:
- Iniciação Científica/TCC: para pesquisas de graduação adaptadas ao formato de artigo científico;
- Mestrado: dissertações de programas de pós-graduação em Jornalismo;
- Doutorado: teses defendidas na área;
- Pesquisa Aplicada: produtos e inovações tecnológicas ou metodológicas de impacto na prática jornalística;
- Sênior: homenagem à trajetória acadêmica de pesquisadoras(es) que tenham contribuído de forma significativa para o campo.
Cada vencedora(o) receberá certificado (e também a(o) orientadora/orientador, quando aplicável), e, no caso da categoria Sênior, será entregue uma placa comemorativa. A depender de recursos, a entidade poderá subsidiar a participação das(os) agraciadas(os) no 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro de 2025, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).
Para se inscrever, clique aqui.

