26 de junho de 2025

Ainda está aberto o prazo para se inscrever no 7º Edital de Jornalismo de Educação, na categoria jornalista. A iniciativa, que é uma parceria da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) com a Fundação Itaú recebe inscrições até 18 de julho.

O projeto tem o objetivo de fomentar, por meio de bolsas de reportagem, a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira. Por isso, oferece condições aos(às) jornalistas para se aprofundarem na apuração de seus textos e também reconhece os trabalhos dos novos jornalistas recém-formados.

Na edição deste ano, serão oferecidas oito bolsas de R$10 mil reais cada destinadas à produção de uma grande reportagem ou uma série de reportagens sobre educação pública brasileira. O valor da bolsa é destinado para cobrir as necessidades da pauta, garantindo que os profissionais possam se dedicar integralmente ou parcialmente ao projeto.

Conforme o edital, os(as) jornalistas poderão ainda solicitar até R$2 mil adicionais para eventuais despesas extras necessárias, como deslocamentos, contratação de profissionais, como designer ou fotógrafo.

Confira o edital completo aqui.

Podem se inscrever jornalistas formados ou profissionais que comprovem exercer a profissão regularmente há pelo menos dois anos, em qualquer área (não é preciso ser especializado em educação). O(a) inscrito(a) apresenta seu currículo, comprovação de atuação e uma pauta (o mesmo jornalista pode inscrever até duas pautas diferentes), um plano de publicação e a indicação do veículo no qual o produto final será publicado e/ou veiculado. A seleção levará em conta os seguintes critérios: originalidade, qualidade, formato, relevância do tema e a importância da bolsa para execução do projeto.

Jornalistas que tenham participado como bolsistas (individual ou dupla), ou seja, tiveram as suas pautas escolhidas e receberam as bolsas para realização de suas pautas na última edição do edital (6ª edição), não poderão se inscrever.

Confira todos os detalhes das inscrições aqui.

Vale destacar que as inscrições da categoria ESTUDANTE, que premia Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que sejam produtos jornalísticos sobre educação pública brasileira ou sobre jornalismo de educação, só serão abertas no final de 2025.

 

Tags: