02 de outubro de 2025

Termina na próxima segunda (06) o prazo de inscrições de bolsas para reportagens sobre transição energética. A iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(Abraji) e do WRI Brasil vai financiar quatro reportagens sobre a transição climática brasileira, como parte do projeto “O Brasil pós-COP30: Caminhos para a neutralidade de emissões”. O intuito é qualificar a cobertura sobre Estratégias Climáticas de Longo Prazo (LTS) — instrumentos previstos no Acordo de Paris que formalizam e guiam a descarbonização do país — conectando evidências científicas, dados setoriais e histórias humanas.

O projeto contempla dois eixos elegíveis:

  • Energia: abrange oferta (geração elétrica e combustíveis, como eólica, solar, hidrelétricas, biomassa, petróleo e gás, refino, gás natural, etanol, biodiesel, hidrogênio e nuclear) e demanda (consumo final por setor: transportes, indústria, residências, comércio e serviços).
  • Indústria (Hard-to-abate, ou de difícil descarbonização): setores com processos térmicos e químicos intensivos, de difícil eletrificação imediata. Sem reduções profundas nessas áreas, não será possível alcançar a meta de neutralidade de emissões até 2050. Tecnologias-chave incluem eficiência, eletrificação do calor de processo, combustíveis de baixo carbono (como hidrogênio), captura e armazenamento de carbono (CCS) e circularidade/eficiência de materiais.

Conforme a Abraji, cada proposta selecionada receberá R$8 mil e apoio de mentores técnicos para execução e publicação até 20 de dezembro de 2025. O edital completo pode ser acessado aqui. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário.

A divulgação das propostas selecionadas será feita no dia 10 de outubro.

Tags: