13 de junho de 2025
Termina neste domingo(15) o período de inscrições e submissão de vídeos para a edição de 2025 do Festival de Vídeo para a Juventude PLURAL+, promovido pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas e a Agência da ONU. Jovens de até 25 anos de todo o mundo podem enviar curtas-metragens sobre as questões sociais urgentes de nosso tempo.
Conforme a chamada publicada, neste ano, o PLURAL+ continuará a destacar temas importantes, como migração e inclusão social, enquanto dá ênfase a perspectivas diversas. Também serão introduzidas duas novas categorias especiais: Combate à Xenofobia e Discriminação; e Promoção de Narrativas Responsáveis sobre Migração.
Em sua 17ª edição, o PLURAL+ incentiva as pessoas jovens de todo o mundo a usarem a narrativa inovadora – seja por meio de ficção, documentário, animação ou qualquer outra forma – para desafiar estereótipos, fomentar o diálogo e defender a coesão social. As submissões devem ter o potencial de fazer o público refletir de maneira construtiva sobre questões sociais transversais, relacionadas, mas não limitadas, à defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e à discriminação, além de promover o diálogo e a compreensão mútua.
São aceitas participações por faixa etária: 12 anos e abaixo; 13 a 17 anos; e 18 a 25 anos. Três vídeos, um de cada grupo etário, receberão Distinções do Júri Internacional PLURAL+ 2025. Os(as) vencedores(as) serão convidados para participar da Cerimônia de Premiação PLURAL+, que acontecerá no final do ano na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Durante a cerimônia, os jovens cineastas terão a oportunidade de apresentar seu trabalho para um público global. Além disso, pós-evento, os filmes serão exibidos em dezenas de festivais, cinemas e redes de televisão em todo o mundo, bem como em escolas e conferências.
Os reconhecimentos especiais deste ano serão:
- Reconhecimento Especial pelo Combate à Xenofobia e Discriminação, para um vídeo que promova o respeito mútuo e destaque questões globais de xenofobia e discriminação. Isso inclui discriminação com base em etnia, religião ou crença, incluindo antissemitismo, cristofobia, islamofobia e outras formas de intolerância contra outras religiões e crenças.
- Reconhecimento Especial por Narrativas Responsáveis sobre Migração, para um vídeo que retrate os esforços voltados ao combate à desinformação e desinformação online que afetam pessoas migrantes, promovendo a narrativa ética e a disseminação de informações precisas e baseadas em fatos de fontes confiáveis.
O envio dos vídeos pode ser feito até 15 de junho, às 18h. Os detalhes completos e os critérios de elegibilidade estão disponíveis aqui (em inglês). Para enviar um vídeo, clique aqui (formulário em inglês).

