24 de abril de 2025

O prazo final para submeter contribuições ao dossiê temático “Estudos de Recepção e Consumo Midiático”, da Revista Uninter de Comunicação (RUC) acaba amanhã, 25 de abril. O dossiê objetiva reunir investigações dedicadas aos estudos de audiências, especialmente às análises de recepção e das práticas de consumo midiático. O dossiê é organizado pelos pesquisadores Guilherme Libardi e Marcela Chacel.

São esperados artigos que versem sobre: Revisão crítica da genealogia dos estudos de audiência; Revisão crítica das abordagens teóricas relacionadas às audiências; Reflexões epistemológicas sobre o estatuto das audiências; Discussões sobre experiências metodológicas e seus desafios; Práticas emergentes de consumo de mídia e uso de tecnologias; Estudos de audiência, big social data e a ambiência digital; Algoritmos, inteligência artificial e suas implicações na relação entre mídia e audiências; Polarização ideológica e sua relação com as práticas de recepção e consumo de mídia; Pactos e tensões entre minorias e representações midiáticas.

A revista é destinada a publicações de pesquisadores de comunicação e áreas afins, sendo que um dos autores deve ter titulação mínima de mestre. Os artigos submetidos devem seguir as normas da RUC e ser enviados pela plataforma da revista. A publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Tags: