31 de julho de 2025
Este domingo(03) é o prazo limite para submissão dos resumos expandidos que integrarão a XIX Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC), organizada pela ABPCom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã). O prazo, previsto anteriormente para se encerrar na última sexta-feira(26), foi ampliado, conforme solicitações.
Com a alteração de data, o prazo para pagamento das inscrições na primeira faixa de valores (com desconto) vai até o dia 20 de agosto, após a divulgação de todos os trabalhos aprovados. Também vale destacar que o novo prazo é válido também para inscrições, já que a inscrição no evento e a submissão dos trabalhos serão realizadas simultaneamente no Sistema ABPCom. O resumo expandido deve estar de acordo com o template disponibilizado na página do evento e todas as especificações técnicas estão disponíveis no próprio modelo disponibilizado. Já os trabalhos científicos e relatos de experiência devem ser encaminhados de acordo com as normas de submissão que regem a Conferência e que estão disponíveis no site.
Os trabalhos deverão ser enviados para um dos cinco Grupos de Trabalho, sendo eles:
1) Comunicação popular, comunitária e cidadã;
2) Culturas populares, identidades e cidadania;
3) Redes sociais e ativismo midiático;
4) Práticas profissionais e formação cidadã em comunicação;
5) Ações comunicacionais comunitárias protagonizadas por populações sub-representadas como alternativas às crises climáticas (tema central do evento).
Podem submeter trabalhos: estudantes de graduação (em conjunto com orientadores); graduados(as), mestrandos(as), mestres(as), doutorandos(as), doutores(as), pesquisadores(as) e comunicadores(as) populares.
Nesta edição, o tema será “Ações comunicacionais comunitárias protagonizadas por populações sub-representadas como alternativas às crises climáticas”, buscando compartilhar experiências de ativistas e pensadores da área ligados à temática. O evento será realizado em modalidade remota e presencial, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os dias 08 e 10 de outubro de 2025, na cidade de Palmas, Tocantins.
Novamente, o evento contará com cotas raciais e sociais, o que significa que pessoas negras, quilombolas, indígenas, trans e advindas do ensino público têm 50% de desconto no valor da inscrição, independentemente de seu grau de formação e atuação. De acordo com a organização, compreendendo as dificuldades regionais, nesta edição será concedida gratuidade para estudantes de graduação e pós-graduação da região norte, assim como para docentes que comparecerem presencialmente ao evento. Docentes da região norte que optarem pela modalidade remota terão 50% de desconto. Poderão apresentar trabalhos remotos todos os(as) interessados(as), com exceção dos moradores de Palmas.
Vale destacar que a Universidade Federal do Tocantins tem disponibilidade de alojamentos para estudantes de graduação e pós-graduação. Todas as informações estão disponíveis aqui.

