27 de março de 2025

A chamada de trabalhos para o oitavo volume do livro “Publicidade sem Fronteiras”, do Curso de  Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, da Faculdade de  Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG) já está aberta. A coleção vem sendo publicada regularmente desde 2012, sempre apresentando uma coletânea de textos referentes à produção docente do curso de Publicidade/UFG, bem como parcerias e contribuições oriundas de autores(as) de diversos estados brasileiros. Sua proposta é refletir e analisar a prática da publicidade nos dias de hoje.

Nesta edição, o livro será composto por um dossiê sobre “Os Caminhos da Publicidade: Humanidade e Tecnologia”. Para isso, são convidados(as) pesquisadores(as), acadêmicos (em parceria com seus orientadores) e profissionais do mercado para contribuir com artigos e estudos sobre essas transformações. A intenção é explorar o equilíbrio entre inovação tecnológica e humanização da publicidade, discutindo também questões, tais como: sustentabilidade, regulamentação e novos modelos de colaboração no ecossistema de mídia.

Os artigos que comporão o dossiê sobre “Século XXI: A publicidade sem fronteiras? Volume 8 – Os Caminhos da Publicidade: Humanidade e Tecnologia” deverão ser organizados em categorias, dependendo das temáticas abordadas nos artigos submetidos. Os subtemas que poderão ser abordados (e não limitados a estes) são:

  • Inteligência Artificial (IA) Generativa;
  • Publicidade programática;
  • Social commerce;
  • Marketing de geolocalização;
  • Marketing de influenciadores;
  • Marketing conversacional;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Omnichannel;
  • Uso de Dados;
  • IA acelerando a inovação versus autenticidade;
  • Regulamentação de mídias sociais;
  • Mundo além dos cookies;
  • A importância da Colaboração e das Parcerias;
  • Mediação Cross-Mídia;
  • Modelos de mediação colaborativos;
  • Ecossistema de mídia em constante mudança;
  • Incorporação de novos profissionais no ambiente publicitário;
  • Tecnologia versus Pessoas; e,
  • Publicidade e novas soluções de dados.

Poderão submeter trabalhos por pesquisadores(as) com doutorado ou mestrado concluídos e também seus(uas) orientandos(as). O livro será digital e seguirá os padrões de qualidade editorial com o ISBN correspondente. As normas contendo as diretrizes para formatação dos artigos encontram-se no ANEXO 1.

O prazo para envio dos originais se encerra dia 31 de agosto de 2025. Os originais deverão ser enviados para o seguinte endereço de e-mail: publicidadesemfronteiras8@gmail.com.

Tags: