20 de fevereiro de 2025
Pesquisadores(as) de nível de ensino médio; graduação e pós-graduação já podem submeter trabalhos para o IV Simpósio de Pesquisa em Cinema e Interdisciplinaridade do
Programa de Pós-Graduação em Cinema e Interdisciplinaridade da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/UFS), que ocorrerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de março de 2025 na UFS e no Museu da Gente Sergipana (São Cristóvão e Aracaju, SE).
Considerando o “Cinema, Audiovisual e Interdisciplinaridade” um campo híbrido fundamental para a coletividade, a chamada está aberta para trabalhos que:
1) ao tratar de Cinema e Audiovisual sob a ótica dos debates sociais (e contemporâneos), especialmente a partir de referenciais teóricos como os de Educação; Comunicação; Literatura; Filosofia; Gênero; Meio Ambiente; Cidades; Artes Visuais; Corpo; Biopolítica; Alteridade; Políticas Públicas e áreas afins, busquem contribuir para uma visão crítica do Cinema e do Audiovisual como dispositivos transformadores e educativos da sociedade;
2) busquem revelar como o Cinema e o Audiovisual podem não apenas entreter, mas também educar, comunicar e influenciar opiniões, moldando as percepções do público e da sociedade;
3) mostrem como o Cinema e o Audiovisual podem abordar e fomentar questões sociais; políticas; interdisciplinares; educacionais; ambientais e culturais contemporâneas, gerando reflexões e, além disso, produtos e transformações materiais essenciais para os diferentes contextos e desafios sociais da atualidade.
Os resumos expandidos submetidos ao IV Simpósio de Pesquisa em Cinema e Interdisciplinaridade devem conter, no máximo, 500 palavras e devem ser enviados para o endereço eletrônico 4simposio.ppgcineufs2025@gmail.com até o dia 05 de março de 2025.
Serão aceitos resumos de doutores(as), doutorandos(as), mestres(as), mestrandos(as), e também de alunos(as) de graduação desde que em coautoria com os(as) seus/suas orientadores(as). Além disso, também serão aceitos resumos expandidos de alunos(as) participantes de Programa de Iniciação Científica para Ensino Médio, desde que suas pesquisas estejam relacionadas à área de “Cinema e Audiovisual e Interdisciplinaridade”.
Os aceites dos resumos serão enviados até 07 de março e a participação no evento é totalmente gratuita. Além disso, haverá 2 sessões para apresentação remota de trabalhos, e a participação dos(as) autores(as) em tal modalidade de apresentação fica condicionada ao aviso prévio (precisamente, no ato do envio do resumo expandido), por parte dos(as) autores(as), à Comissão de Organização do Evento sobre a escolha de tal modalidade.
O evento contará também com oficinas e workshops; além de exibições de filmes premiados; rodas de conversa e debates com diretores de cinema. Mais informações sobre a programação completa e outras atualizações do evento serão publicadas na página do PPGCINE/UFS.
As inscrições no evento já estão abertas e podem ser feitas através do SIGAA.

