31 de julho de 2025

A sexta edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) está com a chamada de resumos expandidos aberta para o evento que acontece nos dias 24 a 26 de setembro de 2025, de forma online.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq, o ENPJA é um evento acadêmico dedicado à qualificação e promoção dos estudos de interface entre jornalismo e meio ambiente. Pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) que atuam no binômio jornalismo e meio ambiente podem participar enviando seus estudos.

Este ano, o tema central do Encontro será “A prevenção na pesquisa em jornalismo ambiental diante dos desastres”. O objetivo é debater conjuntamente o papel do jornalismo na formação de uma opinião pública crítica e na mobilização para a transformação social considerando o contexto de desastres agravados pela crise climática.

Interessados(as) em apresentar trabalho no IV ENPJA devem submetê-lo a uma das seguintes categorias:

  • Comunicações Livres: acolherá textos propostos por doutores(as), doutorandos(as), mestres(as) ou mestrandos(as);
  • Iniciação Científica: reservada para trabalhos de graduados(as) e graduandos(as), bolsistas de iniciação científica ou extensão. É obrigatória a assinatura conjunta do orientador(as) como segundo(a) autor(a). A coautoria do(a) professor(a)-orientador(a) não inviabiliza sua participação como primeiro(a) autor(a) de proposta na sessão de Comunicações Livres.

Serão aceitos trabalhos com até três autores(as), exceto no caso de Grupos ou Projetos de Pesquisa devidamente registrados e identificados em nota de rodapé no texto. Cada autor(a) somente poderá submeter um texto, com a ressalva para os casos de orientadores(as) dos trabalhos de Iniciação Científica.

A data limite para envio de trabalhos é 23 de agosto. Serão aceitos estudos em português e espanhol. Interessados(as) devem usar o template do evento, disponível aqui, seguindo obrigatoriamente as regras de formatação nele contidas. O tamanho é de 5 a 8 mil caracteres com espaço. Os trabalhos devem ser enviados já revisados e no prazo estabelecido ao endereço encontrojornalismoambiental@gmail.com. Trabalhos que não utilizem o template e fora da formatação solicitada não serão avaliados.

A avaliação dos estudos submetidos serão feitas segundo os seguintes critérios: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo e meio ambiente; relevância científica; explicitação do problema, objetivos e resultados; adequação da bibliografia trabalhada; qualidade da reflexão teórica; explicitação e consistência da metodologia, e domínio da linguagem científica. Todos os trabalhos aceitos terão 15 min para apresentação oral, sendo ela obrigatória para receber o certificado.

Após a publicação da listagem definitiva de aceites, os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados deverão efetuar sua inscrição no evento no prazo estipulado. O link de inscrição está disponível aqui.

Conforme o cronograma do evento, a divulgação dos trabalhos aceitos para Comunicações Livres será feita em 8 de setembro. O período de ajustes para trabalhos aceitos com condicionantes (somente para Iniciação Científica) será de 8 a 10 de setembro. Já a divulgação final de aceites para Iniciação Científica ocorrerá no dia 15 de setembro.

Esta edição do ENPJA conta com os apoios dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) e do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS).

Tags: