21 de agosto de 2025
Interessados(as) em submeter trabalhos de pesquisa na primeira edição do Congresso Internacional de Enfrentamento à Fome e à Desinformação, que vai ocorrer entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, na Escola de Comunicação e na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ganharam uma nova data limite para envio de seus estudos. O prazo para envio de resumos expandidos foi estendido até 25 de agosto, próxima segunda-feira.
Propondo atuar como um espaço interdisciplinar de debate sobre os desafios contemporâneos da fome, da desinformação e de seus atravessamentos históricos, comunicacionais, políticos, ambientais e de saúde, o evento espera receber contribuições de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais e representantes da sociedade civil.
As submissões podem ser em português, espanhol ou inglês e devem dialogar com os temas propostos nos seguintes GTs(Grupos de Trabalho):
GT1 — Fome, Crise Climática e Comunicação;
GT2 — Desinformação, Plataformas Digitais e Saúde Coletiva;
GT3 — Comunicação, História e Saberes de Resistência.
A seleção será feita por pareceristas com base na relevância, consistência teórico-metodológica e contribuição para os debates do Congresso. As apresentações serão feitas somente de forma presencial e a participação é gratuita.
Os resumos expandidos enviados devem ter de 10 mil a 15 mil caracteres) e a submissão será via e-mail: congressofomedesinformacao@gmail.com. O material deve ser sinalizado no título da mensagem, conforme exemplo: “RESUMO PARA O GT2 -Desinformação, Plataformas Digitais e Saúde Coletiva”.
Após o envio do resumo, os(as) participantes terão até 30 de outubro para o envio do texto completo. A programação e detalhes sobre a chamada de trabalhos podem ser consultados aqui.
Também é possível submeter proposta para lançamento de livros.
Vale destacar que o Congresso nasceu a partir da convergência de dois grandes projetos internacionais das pesquisadoras e responsáveis pela coordenação e vice-coordenação do evento: Marialva Barbosa (UFRJ) e Ana Regina Rêgo (UFPI), contando ainda com a colaboração do pesquisador Igor Sacramento (UFRJ – Fiocruz) – (in memoriam).

