15 de maio de 2025

Até o dia 31 de julho, pesquisadores/pesquisadoras podem submeter contribuições ao dossiê temático intitulado “Perspectivas críticas de abordagem da Publicidade – A Embalagem do Sistema 40 anos depois”. O título faz referência à obra de Maria Arminda do Nascimento (1985), que foi a precursora da análise de extração crítica para reflexão sobre a publicidade no contexto social brasileiro, em uma perspectiva sociológica.

Dessa forma, o dossiê temático busca reunir contribuições que repensem a estrutura da publicidade por diferentes perspectivas, incluindo: Perspectivas históricas de abordagem crítica da Publicidade;Perspectivas teóricas latino-americanas de crítica à publicidade; Perspectivas teóricas brasileiras de crítica à publicidade; Transformações econômicas no setor publicitário; Transformações no capitalismo e na publicidade; Publicidade e suas relações com a plataformização e a inteligência artificial; Publicidade e suas relações com os regimes democráticos; Publicidade e suas relações com as dimensões sociais da experiência (gênero, raça, classe, geração, geolocalização, etc); Perspectivas empíricas críticas sobre as práticas de produção, circulação, consumos, usos e recepção da publicidade.

O dossiê, que será publicado na Revista Eptic de Comunicação, é organizado pelas professoras Glícia Maria Pontes Bezerra (UFC) e Laura Wotrich (UFSM/UFRGS). A chamada completa, bem como as informações detalhadas sobre a publicação estão disponíveis neste link.

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