04 de setembro de 2025

A Revista Alceu (Revista de Comunicação, Cultura e Política da PUC Rio) abriu uma nova chamada de artigos para o dossiê temático “Crise climática e desafios comunicacionais”. O material parte da compreensão que “a maneira como a crise ambiental é comunicada torna-se fundamental para informar o público, mobilizar a sociedade e produzir respostas coletivas. No entanto, o discurso midiático em torno da emergência climática transformou-se em campo de disputa política, especialmente em países como o Brasil, palco de desastres ambientais recorrentes, e onde a ascensão de movimentos populistas fomenta narrativas anticientíficas, enquanto a defesa da exploração predatória da terra avança”.

Assim, a cobertura jornalística desempenha um papel central para moldar o entendimento e os significados sociais do risco climático. Ao escolher fontes e enquadramentos, influencia a percepção do público acerca de um problema complexo e transversal. O objetivo do dossiê é reunir reflexões sobre as transformações, os obstáculos e os possíveis caminhos das práticas comunicativas frente à emergência ambiental e seus múltiplos desdobramentos.

São esperados nesta edição os eixos temáticos indicativos — não exaustivos — que buscam abordagens interdisciplinares e transdisciplinares:

  • Análises sobre disputas discursivas em torno da crise climática dentro de um contexto de polarização política e desinformação;
  • Pesquisas focadas nas interfaces do jornalismo ambiental com outros campos, como o econômico, o político e o científico;
  • Estudos sobre mídias não-hegemônicas e seus esforços para incluir vozes e saberes tradicionais marginalizados;
  • Investigações críticas sobre enquadramentos midiáticos de eventos ambientais específicos;
  • Perspectivas sobre o uso ativista e comunitário de mídias digitais para engajamento em torno de temas ambientais;
  • Abordagens teóricas e estudos empíricos sobre inteligência artificial e a crise climática;
  • Abordagens críticas decoloniais que desafiem paradigmas convencionais na comunicação da crise ecológica.

Professores(as) e pesquisadores(as) são convidados a submeter trabalhos que contribuam para repensar as estratégias de comunicação da crise climática, em especial diante da urgência ecológica e da ascensão de discursos anticientíficos.

Conforme o cronograma da Revista, o prazo para envio de artigos é 1º de dezembro de 2025, com publicação prevista para abril/maio de 2026. O número terá as professoras e pesquisadoras Claudia Sarmento PUC-Rio/King’s College London), Andrea Medrado (Exeter University) e Katarini Giroldo Miguel (UFMS) como editoras convidadas. As diretrizes para publicação podem ser consultadas aqui.

Vale lembrar que a Revista Alceu mantém chamada aberta para envio de trabalhos em fluxo contínuo.

Tags: