17 de abril de 2025

A Organicom (Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas), publicação quadrimestral da Universidade de São Paulo (USP) que traz artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas das áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO), está com chamada aberta para o dossiê 48 (maio-agosto 2025) que será dedicado ao tema “Comunicação, emergência climática e Amazônia”.

O número receberá artigos, resenhas, depoimentos e entrevistas até 31 de maio. A partir do reconhecimento de que a questão ambiental é central em qualquer debate sobre a sociedade contemporânea e indissociável do sistema midiático, este dossiê temático acolherá textos com o propósito de democratizar a produção científica acerca dos seguintes tópicos centrais (não exaustivos):

  • Discursos sobre meio ambiente e sustentabilidade no contexto da emergência climática nas Amazônias;
  • Comunicação, questões socioambientais e interseccionalidades nas Amazônias;
  • Manifestações da desinformação e do negacionismo climático (e estratégias de combate a elas) na comunicação organizacional e nas relações públicas;
  • O papel da comunicação organizacional e das relações públicas nas políticas socioambientais: formação de agenda, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação;
  • Perspectivas dialógicas para a comunicação pública das ciências e como lidam com a falsa dicotomia entre natureza e cultura;
  • Comunicação, meio ambiente e (des)aceleração;
  • Amazônias como laboratórios de (r)existência;
  • Agenda 2030: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como palco de alianças e disputas nas Amazônias;
  • Os saberes tradicionais como basilares para a preservação da Floresta Amazônica;
  • Movimentos sociais e a comunicação para a sustentabilidade nas Amazônias;
  • Formas de agendamento da questão climática como um problema público;
  • Ativismos climáticos e suas mobilizações nas Amazônias;
  • Redes e produção do conhecimento sobre a questão climática nas Amazônias;
  • Percepções dos públicos com relação à mudança climática e a importância da preservação da Floresta Amazônica nesse processo;
  • A importância das expressões culturais regionais na sensibilização sobre o clima;
  • A comunicação para a sustentabilidade de organizações instaladas na Amazônia.

Pesquisadores(as) interessados(as) em enviar seus estudos devem seguir as diretrizes da Revista, disponíveis aqui.

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