15 de maio de 2025

A Revista Prajna: Revista de Culturas Orientais, vinculada a Universidade Estadual de Londrina (UEL), está com chamada aberta para submissões ao dossiê temático “Política, Entretenimento e Indústrias Culturais nas Coreias”.

O dossiê é organizado por: Giovana Santana Carlos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Luisa de Mesquita (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Krystal Urbano (Universidade Federal Fluminense); Virgine Borges de Castilho Sacoman (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), e o prazo para submissões encerra em 29 de setembro.

Entre as temáticas sugeridas para o dossiê estão: o papel das Coreias no contexto do mundo multipolar e pós-ocidental; as representações da política externa sul e norte-coreana em produtos midiáticos; desinformação, censura e discursos de ódio na(s) Coreias, o envolvimento de audiências e de fãs com as indústrias culturais coreanas e suas celebridades; a influência da Hallyu nas transformações sociais e políticas na Coreia do Sul; o ativismo de fandoms e sua relação com políticas públicas e movimentos sociais; os efeitos da plataformização na(s) Coreia(s); as comunidades de coreanos e descendentes em localidades fora das Coreias; a economia política internacional dos k-produtos: produção, circulação e impacto global; estudos de gênero e feminismos na/das Coreias; a expansão do neoliberalismo na Coreia do Sul e seus reflexos nas indústrias culturais; relações e tensões diplomáticas entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Além desses tópicos, também aceitamos outros que abordem a Coreia do Sul ou/e a Coreia do Norte.

A chamada completa do dossiê, bem como as regras de submissão e padronização dos nomes e complementos estrangeiros estão disponíveis na plataforma da Revista.

Tags: