10 de abril de 2025

Interessados em participar do ‘Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação’, que ocorre entre 29 e 31 de julho, em Salvador, têm até 15 de maio para submeter trabalhos no evento.

O propósito do encontro é debater as contribuições da divulgação científica e da educação midiática no enfrentamento à desinformação em ciência e saúde, apontando os principais desafios frente ao espalhamento de informações falsas e enganosas nas mídias sociais, destacando as estratégias de governos, universidades, institutos de pesquisas e sociedade civil organizada, que buscam a produção, distribuição e acesso à informação íntegra.

Para inserir estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores(as), professores(as), profissionais de saúde e usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS) no debate, o evento também será realizado com as escolas, através de oficinas formativas e/ou feiras de ciências e saúde. O Seminário, que tem dimensão nacional, está ancorado na lógica das metodologias participativas da inclusão, da diversidade e da equidade de gênero e raça. No formato, estão previstas conferências, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentação de pesquisas e relatos de experiências nos Grupos de Trabalhos (GTs).

A submissão de pesquisas nos GTs deve seguir as diretrizes estabelecidas aos autores(as), conforme orientações disponíveis aqui. As inscrições seguem até 15 de junho.

Tags: