11 de setembro de 2025
Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no I Encontro de Pesquisas em Comunicação (EPCOM), organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. O prazo segue até 21 de setembro.
O evento busca criar um espaço de troca e diálogo entre pesquisadores(as) de diferentes níveis de formação – da graduação à pós-graduação e tem como tema central de sua primeira edição “Comunicando do Precipício: diálogos possíveis”, que tratará dos desafios enfrentados, em uma visão ampla, pelas sociedades humanas e também em um de seus microcosmos: a comunicação enquanto paradigma explicativo da atualidade.
Para o encontro são bem-vindas contribuições de todos os ramos da comunicação, considerando esta um paradigma de explicação do século XXI e suas vicissitudes. Desde as mídias tradicionais – e seus desdobramentos digitais -, a Inteligência Artificial, as relações públicas, a Internet e suas redes, as organizações, enfim, toda uma estruturação societária constituída a partir da comunicação, cuja imensa complexidade requer igualmente complexa pluralidade de aproximações. As pesquisas que hoje pautam a comunicação terão, neste momento, a oportunidade de apontar caminhos possíveis, do campo e da sociedade, a enfrentar os desafios do futuro.
Conforme o cronograma do Encontro, as atividades vão ocorrer entre os dias 11 e 13 de novembro, no Prédio 7 da PUCRS/FAMECOS. O evento ocorrerá nas modalidades presencial e online. Para conferir o edital completo e acessar o link de inscrições, clique aqui.

