10 de julho de 2025

Pesquisadores(as) interessados(as) em submeter estudos no dossiê temático ‘Serviço Público de Média e Inovação’, da Revista de Comunicação Pública, devem ficar atentos ao prazo final de submissões previsto para 20 de julho.

O objetivo da edição é refletir analiticamente sobre os Serviços Públicos de Média a partir da perspetiva do campo multidimensional da inovação. Para isso, são esperados estudos que versem sobre:

  • Perspectivas de inovação adotadas pelos Serviços Públicos de Média (e/ou de Radiodifusão) em diferentes territórios;
  • Políticas de Comunicação para a cultura da inovação no âmbito dos Serviços Públicos de Média;
  • Serviços Públicos de Média e o contemporâneo ecossistema mediático sociodigital;
  • Plataformização e uso de ferramentas de inteligência artificial pelos Serviços Públicos de Média;
  • Questões éticas na integração de emissoras públicas ao ambiente mediático sociodigital;
  • Quadro regulatório dos Serviços Públicos de Média em diferentes países/regiões transnacionais;
  • A perspetiva (e os desafios) do “AI Act”e do “Digital Services Act” (e de outros dispositivos normativo-regulatórios sobre Serviços Digitais e uso de Inteligência de diferentes países) para os Serviços Públicos de Média;
  • Média públicos e inovação no combate a fenómenos políticos e sociais contemporâneos, como desinformação, a disseminação das fake news, discursos de ódio e populismos;
  • Média Públicos, Participação Social e Accountability;
  • Média Públicos e Literacia Mediática;
  • Média Públicos, Integridade, Qualidade e Confiança na Informação;
  • Média Públicos e Acessibilidade;
  • Médios Públicos e Inovação no campo da Representatividades Social.

A submissão de artigo deve ser feita através da plataforma da Revista. É necessário que os(as) autores(as) se registrem no sistema antes de submeter um trabalho. Um modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública está disponível.

A data prevista para publicação desta edição da Revista é 15 de dezembro de 2025.

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