INTERCOM SUL 2024
Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Instagram oficial
Programação GTs | Lista de oficinas/workshops ofertados
Vencedores Expocom Sul 2024
Programação Jornada de Extensão
Programação Fórum Ensicom
Programação geral

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O FÓRUM ENSICOM SUL 2024

Os Congressos Regionais da Intercom, nesse ano, trazem de volta a sua programação o Fórum Ensicom. Porém, a partir de 2024, ele funcionará como uma espécie de grupo de trabalho. Para isso, a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) convida a comunidade acadêmica da área a submeter trabalhos que versem sobre aspectos variados do ensino de Comunicação.

O Fórum Ensicom, assim, passa a se configurar como um novo espaço de apresentação de trabalhos nos Congressos Regionais da Intercom, mantendo sua característica de lugar privilegiado para o debate acerca do cenário atual do ensino em Comunicação e, sobretudo, de caminhos possíveis de serem construídos conjuntamente.

O Ensicom receberá resumos expandidos de pesquisas e/ou relatos de experiência que abordem teorias, técnicas e práticas adotadas em sala de aula, a construção/reformulação de projetos pedagógicos, adaptação das diretrizes curriculares cursos. Também inclui eventuais reflexões sobre a necessidade de revisão das diretrizes nacionais do CNE que, para alguns cursos da área da Comunicação, possuem mais de uma década de vigência. Ainda são temas de interesse as ações voltadas para a permanência estudantil e à retenção, além do combate à evasão do ensino superior.

O objetivo central do Ensicom é ser um local de referência para a troca de experiências, possibilitando a proposição de ações para os cursos, instituições de ensino superior e a própria Intercom com vistas a defesa da formação de qualidade na área de Comunicação.

Regras e etapas de submissão:

1) Podem submeter resumos expandidos ou relatos de experiência ao Fórum Ensicom coordenadores de curso, chefes de departamento (gestores, independente da nomenclatura adotada pela IES) e professores dos diferentes cursos da área da comunicação (bacharelados e tecnólogos). Também podem enviar trabalhos pesquisadores (de mestrandos à doutores) que tem como tema de interesse o ensino em Comunicação;

2) Para a submissão, a/o(s) autora/autor(s) precisa(m) estar inscrita/inscrito(s) no congresso;

3) A submissão deve ser feita no sistema de eventos da Intercom (sistemas.intercom.org.br). Para isso, depois de acessar o sistema, a/o(s) interessada/interessado(s) deve(m) fazer seu login, informando CPF e senha cadastrados. Na sequência, basta clicar no cartão “Inscrições e submissões”. O passo seguinte é escolher para qual Congresso Regional deseja submeter a proposta (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul) e, depois, clicar em “Submissões” e, na tela seguinte, em “Fórum Ensicom”;

4) Os resumos expandidos ou relatos de experiência devem ter entre quatro (4) e seis (6) páginas;

5) Os trabalhos devem ser enviados somente em formato PDF e devem, obrigatoriamente, seguir o modelo padrão de submissão (template). A não obediência a esta regra implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho;

Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

6) Para submissão de trabalhos em coautoria, o autor proponente deverá informar no sistema o número do CPF das/dos demais coautoras/coautores para que sejam adicionados ao trabalho.

7) Na hipótese de coautoria, as/os demaisautoras/autores que desejarem certificação e nominação na programação devem estar regularmente inscritas/inscritos no congresso;

8) A avaliação/seleção dos trabalhos submetidos será realizada pela equipe do Fórum Ensicom;

9) Os trabalhos aceitos devem ser apresentados na(s) sessão(ões) destinadas ao Fórum Ensicom, conforme programação de cada Congresso Regional;

10) Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do respectivo Congresso Regional;

11) A/o(s) autora/autor(s) de trabalho aceito outorga, formal e graciosamente, à Intercom o direito de reprodução nos seus Anais, que serão disponibilizados para acesso gratuito em nosso Portal, e ainda seu respectivo depósito no Portcom - Repositório Institucional da Intercom;

12) As/os autoras/autores de trabalhos efetivamente apresentados poderão emitir seus certificados pelo sistema de eventos da Intercom, quinze dias após findado o congresso;

13) A taxa de inscrição no Congresso assegura à/ao congressista o direito de participar dos eventos, como ouvinte. A apresentação de trabalho ficará condicionada ao julgamento de mérito feito pelos comitês que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso.

Clique aqui para fazer o download do modelo-padrão

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br