Confira as mudanças que serão implementadas a partir das edições de 2024
A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), como associação científica, tem na pesquisa em Comunicação seu objeto privilegiado. Compreensão que é imutável. Porém, nossa perspectiva é a de que, para termos uma pesquisa forte e uma pós-graduação consolidada, precisamos de uma graduação valorizada. Dessa forma, também é nosso papel contribuir para ampliar os debates sobre o ensino e a extensão.
Acreditamos e defendemos a Intercom como uma sociedade científica plural e os nossos congressos como o lugar/o momento do encontro, da troca e, agora, mais do que nunca, julgamos ser primordial que seja também o de defesa da formação de qualidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Por isso, nossos Congressos Regionais, a partir de 2024, terão a mesma ancoragem das nossas instituições de ensino superior. Ou seja, suas programações estarão baseadas no tripé pesquisa-ensino-extensão, visando incluir, cada vez mais, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, professores e coordenadores de cursos de graduação, e profissionais do mercado.
Para propor as mudanças, buscamos levar em consideração as sugestões e críticas recebidas por e-mail, telefonemas e/ou conversas tecidas nos congressos dos dois últimos anos. A vontade de acertar é o que nos move e esperamos, passados os Regionais 2024, que vocês nos ajudem a avaliar as mudanças. São os feedbacks de associadas/associados e congressistas que orientarão, como foi até aqui, nossos próximos passos.
Apresentamos a seguir as mudanças para 2024 e, desde já, desejamos um excelente Congresso Regional!
EIXO PESQUISA
Grupos de Trabalho: o lugar, nos regionais, da apresentação dos trabalhos de pesquisa
Os espaços de apresentação de trabalhos de pesquisa passam a ser compartilhados, exclusivamente nos Congressos Regionais, por pesquisadores de todas as etapas de formação – graduandas/graduandos, recém-graduadas/recém-graduados, mestrandas/mestrandos, mestres, doutorandas/doutorandos e recém-doutoras/recém-doutores. A proposta é que os Grupos de Trabalho passem a funcionar como espaços formativos, em que pesquisadores possam trocar experiências a partir de temas de pesquisa similares.
Os Grupos de Trabalhos passam a ser propostos, anualmente, pelos congressistas. Assim, atenderão as necessidades de discussão de temas relacionados às áreas de interesse de cada região, incluindo as linha de pesquisa dos programas de pós-graduação.
Para um Grupo de Trabalho funcionar, ele precisará cumprir algumas etapa:
1) Submissão de uma proposta (com título, resumo de 500 a 600 palavras do objetivo e temas de interesse, e 5 palavras-chave) assinada por dois pesquisadores de duas instituições distintas (doutoras/doutores ou doutorandas/doutorandos ou mestres ou mestrandas/mestrandos);
2) Após a divulgação da lista dos Grupos de Trabalho aprovados, os pesquisadores de todos os níveis podem submeter propostas para o GT com maior aderência à sua pesquisa. A proposta deve ser formatada como um Resumo Expandido (de 4 a 6 páginas);
3) Cada Grupo de Trabalho deve ter:
A) entre 6 e 8 trabalhos aprovados;
B) pesquisadores de, pelo menos, três instituições de ensino superior diferentes;
C) necessariamente, no mínimo, 1 trabalho de autoria de graduanda/graduando; 1 trabalho de recém-graduada/recém-graduado ou mestranda/mestrando; e 1 trabalho de mestra/mestre ou doutoranda/doutorando. Os demais trabalhos podem ser assinados por pesquisadoras/pesquisadores em qualquer fase da formação.
4) Dependendo do número de submissões e atendendo as regras acima, um Grupo de Trabalho pode ter mais de uma sessão.
Os dois proponentes de Grupos de Trabalho aprovados receberão isenção da taxa de inscrição para o Congresso Regional.
Caso um Grupo de Trabalho não tenha submissões suficientes para funcionar, os resumo expandidos submetidos à ele serão encaminhados e integrarão Sessões Livres, que serão montadas conforme a aderência a uma das áreas da Comunicação: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
EIXO ENSINO
Retorno do Fórum Ensicom
A programação dos Congressos Regionais da Intercom volta a privilegiar as discussões sobre o ensino de graduação em Comunicação. Em 2024, o Fórum Ensicom volta a figurar entre as atividades dos congressos com um objetivo central: ser o local de referência para a troca de experiências entre professores e coordenadores de cursos de graduação em Comunicação, possibilitando a proposição de ações para os cursos, universidades e a própria Intercom com vistas a defesa da formação de qualidade.
Para isso, a partir da definição de temas privilegiados, serão lançados, anualmente, editais convidando docentes e coordenadores a submeterem propostas a serem apresentadas durante o encontro. A partir do debate motivado por elas, buscaremos elaborar propostas de ação conjuntas.
Aproximação com o mercado de trabalho
As profissões ligadas à grande área da Comunicação estão passando por transformações significativas nos últimos anos. Do mesmo modo, o mercado de trabalho já não é mais o mesmo e as aptidões exigidas também estão em constante processo de mudança. Essa atualização rotineira também exige uma adaptação frequente por parte dos cursos de graduação. Desse modo, os Regionais, a partir de 2024, ampliam a oferta de oficinas e workshops que tenham esse olhar para o mercado. As mudanças e as experiências profissionais também passam a ser o tema preferencial das palestras e das mesas-redondas integrantes da programação.
Mostra de Oportunidades em Comunicação
Ainda pensando nas mudanças em processo no que tange a atuação profissional, os Regionais também disponibilizarão espaços para que empresas da área de Comunicação possam expor seus produtos e serviços, aproveitando ainda a circulação de estudantes nos encontros para garimpar talentos.
Em paralelo, estudantes e pós-graduandos também poderão expor produtos e serviços desenvolvidos no âmbito dos cursos de graduação e de mestrado profissional.
E tem Expocom!!!
O queridinho dos nossos regionais não poderia ficar de fora! Em 2024, o Expocom segue fazendo parte da nossa programação.
EIXO EXTENSÃO
Jornada da Extensão
O fortalecimento do ensino e da pesquisa passam pelo reconhecimento, por parte da sociedade em geral, da importância do ensino superior, da pós-graduação e, consequentemente, das universidades. Um dos caminhos possíveis nesse sentido é atuação das instituições junto às comunidades. São essas iniciativas extensionistas que queremos compartilhar e divulgar com as Jornadas de Extensão.
As submissões, no formato de relatos de experiências (entre 4 e 6 páginas), devem abordar as ações desenvolvidas por professores e estudantes de Comunicação.
OUTRAS MUDANÇAS
Olhar para cada região a partir da sua especificidade
Já virou chavão, mas é verdade: o Brasil é um país continental. Temos pontos em comum, mas também especificidades próprias de cada região. O deslocamento entre os estados da Região Norte, por exemplo, é muito mais complexo (e caro) do que nas outras regiões. Por isso, atendendo a demandas dessa região, em 2024 o Congresso Regional Norte será realizado de modo remoto. Já os Congressos Regionais Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul seguem ocorrendo presencialmente.
Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social
As autoras e os autores de trabalhos enviados aos Grupos de Trabalho, ao Fórum Ensicom e à Jornada de Extensão, no ato da submissão, podem marcar a opção “Trabalho concorrente ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social”. Esses trabalhos serão avaliados por um corpo de jurados convidados pelos Diretores Regionais da Intercom.
A premiação é voltada, exclusivamente, para trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que tenham impacto social atestado ou potencial impacto social.
Serão premiados, em cada região, um trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito da graduação, outro de autoria de mestranda/mestrando e um terceiro de autoria de doutoranda/doutorando. Também será premiado um trabalho apresentado no Ensicom e um trabalho apresentado na Jornada de Extensão.
Os ganhadores serão conhecidos na cerimônia de encerramento de cada Congresso Regional e receberão, cada um, um certificado. Além disso, os autores ganhadores serão convidados e publicar seus trabalhos (na versão completa) em um e-book.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br