EMENTAS PUBLICOM 2024
Coordenação: Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas)
JORNALISMO
Ementa: A especificidade dos fenômenos jornalísticos na cultura e na sociedade contemporâneas, em diferentes suportes e plataformas noticiosas. Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo e seus meios. Jornalismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Evolução do Jornalismo e de seus produtos e mídias. Rotinas de produção e aspectos da produção jornalística em diversos meios. Linguagem jornalística - verbal, iconográfica, não-verbal, imagética. Produção e recepção da informação jornalística, e mudanças tecnológicas a elas associadas. Análise de coberturas. Gêneros jornalísticos. Jornalismo impresso. Radiojornalismo. Telejornalismo. Webjornalismo. História do Jornalismo e da imprensa. Teorias do Jornalismo. Epistemologia do Jornalismo.
Palavras-chave: Jornalismo; Estudos de Jornalismo; Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo; Teoria do Jornalismo.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Ementa: Publicidade como vetor do desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica, profissional e de ensino. Publicidade e Propaganda como instrumento da comunicação e marketing. Publicidade e Propaganda, consumo e dados. Teoria da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda no composto de comunicação mercadológica. Estudos de recepção da marca. Publicidade em plataformas digitais. Publicidade, Ética e Defesa do Consumidor.
Palavras-chave: Teoria da publicidade; Ensino em publicidade; Tendências de consumo; Marketing; Marcas; Tendências em publicidade; Publicidade Digital.
RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Ementa: Processos de relacionamento entre públicos e organizações. Culturas organizacionais. Práticas e estratégias comunicativas no ambiente organizacional. Relações Públicas e sociedade. Gestão e assessoramento de comunicação nas organizações. Aspectos teóricos das Relações Públicas. Práticas em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Ensino de RP e Comunicação Organizacional. RP e plataformas digitais. Assessoria de imprensa.
Palavras-chave: Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Gestão da/em Comunicação.
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
Ementa: Estudo da Comunicação Audiovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos e plataformas, abarcando reflexões em torno das mídias e dos campos tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, televisão, fotografia, radiofonias, podosfera e outras mídias audiovisuais. Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Comunicação Audiovisual. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem a comunicação audiovisual.
Palavras-chave: audiovisual; cinema; televisão; vídeo; ficção seriada; fotografia; rádio; mídias sonoras; streaming.
COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA
Ementa: Promove reflexões sobre a convergência midiática e os processos comunicacionais em ambientes digitais, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico em Comunicação. Abrange temáticas emergentes, tais como: cibercultura; comunidades on-line; influenciadores digitais; memes; recepção e produção de fandoms; ativismos na web; games; música e arte digital; cultura do cancelamento; produções crossmedia; narrativas transmídia; hipertextos multimodais; interatividade; mediações algorítmicas; realidade aumentada; metaverso; e inteligência artificial.
Palavras-chave: cultura digital; convergência midiática; plataformas digitais; comunicação e tecnologia; narrativas transmídia.
INTERFACES COMUNICACIONAIS
Ementa: Processos e práticas comunicacionais e sua interconexão com a sociedade. Comunicação especializada: política, educação; ciência; meio ambiente; religião; folkcomunicação; saúde; economia. Aproximações entre comunicação, cultura de massa e modelos alternativos de mídia. Produção editorial.
Palavras-chave: Interfaces comunicacionais; Comunicação Especializada; Cultura; Produção editorial.
COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA
Ementa: Análise dos processos de comunicação na perspectiva da cidadania, da diversidade, da inclusão social, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Os usos e apropriações das políticas públicas de comunicação para o desenvolvimento de comunidades locais / regionais. Análise de mídias públicas e independentes em territórios normativos da mídia local / regional e suas relações com os estudos que contemplem diferentes identidades e representações populares na comunicação, em especial as que apresentam inter-relações entre comunicação e cidadania, e disputas por hegemonias de classe presentes no campo comunicacional e midiático. Estudos dos processos de comunicação comunitária, popular, cidadã e alternativa, que tratam da diversidade cultural, interculturalidade, classe social, gênero, orientação sexual, acessibilidade, etnia/raça, religião, regionalismo e migrações, nas relações de consumo e cultura para a consolidação da cidadania na comunicação.
Palavras-chave: comunicação e cidadania; culturas populares e alternativas; diversidade cultural e interculturalidade nas geografias da comunicação; políticas públicas de comunicação, desenvolvimento regional e local nas relações de consumo e cultura, comunicação e minorias.
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO
Ementa: Estudo da questão epistemológica da Comunicação e da Informação. Teorias e correntes teóricas do pensamento comunicacional. Investigações sobre processos de Comunicação em suas dimensões interdisciplinares. A aproximação da Comunicação com outras áreas, como: Política; Economia; Linguística; Religião; Informação; Cultura; Controle da mídia e liberdade de expressão.
Palavras-chave: Comunicação e interdisciplinaridade; Liberdade de expressão; Controle da mídia; Políticas e estratégias de comunicação; Teorias da Comunicação.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br