Expocom 2024: saiba como se tornar um avaliador

03 de julho de 2024

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um dos espaços de troca, aprendizado e reconhecimento dentro dos Congressos da Intercom. Já em sua 30ª edição, o prêmio é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. A premiação simbólica beneficia os(as) autores(as) pela qualificação do seu currículo, que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.

Para além dos estudantes, a Expocom mobiliza profissionais, pesquisadores e docentes de Comunicação que participam como avaliadores de todos os trabalhos submetidos. E, para atuar nessa função, o cadastro aos interessados(as) segue aberto.

Sem os avaliadores nós não teríamos - e não temos - como fazer a Expocom. Afinal de contas, são eles que avaliam os trabalhos e nos permitem, enquanto organização, ter uma média para cada trabalho, definir finalistas e ganhadores”, enfatiza a vice-presidente e coordenadora dos congressos regionais, Ariane Pereira (Unicentro).

Tendo em vista que os Congressos Regionais deste ano já se encerraram, a oportunidade de participação dos(as) avaliadores(as) agora é para os trabalhos submetidos ao 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Para quem vai participar como avaliador(a) pela primeira vez, é importante destacar que a avaliação de trabalhos é voluntária e realizada remotamente, via Sistema Unificado Intercom, com emissão de certificado. Os(as) coordenadores(as) da Expocomsão os responsáveis pela distribuição dos trabalhos para avaliação entre os jurados cadastrados no sistema. A partir disso, os(as) avaliadores(as) selecionados(as) recebem um aviso, por email (aquele informado e cadastrado em sistemas@intercom.org.br), de que têm trabalhos a serem avaliados.

“Então, entrando no sistema da Intercom, é só clicar na caixa ‘Área do avaliador’ e, na sequência, em ‘Avaliação Nacional Expocom’. Os trabalhos distribuídos serão listados. Cada trabalho é composto por dois itens a serem avaliados - o formulário e o produto. Depois de conferir cada um, a avaliação consiste em atribuir notas de 0,0 a 10,0 para três tópicos que são descritos pelo próprio formulário. Também há um campo para um breve comentário sobre o trabalho”, detalha Ariane.

O prazo para avaliação é estabelecido pelos coordenadores da Expocom e será informado na mensagem enviada pelo coordenador ao(a) avaliador(a), que pode ser conferida no chat dentro da área de avaliação.

Cada avaliador(a) receberá apenas os trabalhos experimentais das modalidades selecionadas no ato do cadastramento, não sendo permitido avaliar trabalhos da sua região. Para aqueles que já possuem cadastro, também é possível o descadastramento demodalidades em que não possui afinidade.

Para os avaliadores(as), o certificado fica disponível, logo após o término do Congresso Nacional, na área do avaliador, no sistema da Intercom, em área do usuário=> certificados.

Eventuais dúvidas e contribuições podem ser encaminhadas aos coordenadores(as) das categorias ou diretamente para secretaria@intercom.org.br. Para auxiliar nesse processo, tutoriais com o passo a passo para o cadastro de avaliadores(as) e o processo de avaliação estão disponíveis aqui.

Para aqueles(as) que já participaram como avaliadores(as) em anos anteriores, a recomendação é apenas para revisão de dados e das modalidades que gostariam de avaliar este ano. A atualização deve ser feita por meio do login no Sistema Unificado Intercom, na área do avaliador, selecionando o evento desejado (Expocom) e as modalidades em que deseja avaliar.

Atualmente, o Expocom conta com 68 modalidades, sendo que algumas são novas. Saiba mais aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br