GP FOTOGRAFIA

EMENTA: Estudos sobre a imagem fotográfica no contexto midiático e nos processos comunicativos. Fotografia, história, memória, estética e arte. Fotografia, imaginário e representações sociais. Antropologia visual. Fotojornalismo e fotodocumentarismo. Fotografia experimental. Fotografia, consumo e mercadologia. Fotografia e tecnologias: redes sociais, memes, novos formatos visuais, imagem híbrida, plataformização, bancos de imagens e dinâmicas das fotografias nato-digitais, e inteligência artificial. Coexistências da fotografia com a imagem em movimento, através da produção videográfica e cinematográfica. Formação crítica na leitura da fotografia midiática. Pedagogias da fotografia. Fotografia e educação. Autores e autoras da fotografia.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia, visibilidade, vigilância e controle; gotografia, biopolítica, corpo, gênero, decolonialidade e contravisualidade; ética e legislação para o uso da imagem

E-MAIL DO GRUPO: gp.fotografia@intercom.org.br

LISTA DE DISCUSSÃO: gp-fotografia-intercom@googlegroups.com

COORDENADORA: Julianna Nascimento Torezani (UESC)

Currículo lattes

 

 

 

 

VICE-COORDENADORA: Agda Patrícia Pontes de Aquino (UFPB)

Currículo lattes

 

 

 

 

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

BARROS, Ana Taís Martins Portanova (Org.). A fotografia como imagem, a imagem como fotografia. 1. ed. Porto Alegre: Imaginalis, 2019. Disponível em: ufrgs.br/imaginalis/editora/fotografia

BONI, Paulo César; OLIVEIRA, Michel de (Org.) . A fotografia na mídia impressa. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2016. v. 1.000. 273p .

BONI, Paulo César. Fotografia: usos, repercussões e reflexões. 1. ed. Londrina (Paraná): Midiograf, 2014. v. 1. 284p.

BONI, Paulo César. A Fotografia na Academia: de formadora de imaginários coletivos a fonte de pesquisas. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2015. v. 1000. 256p

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AQUINO, Agda. Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.

AMAR, Pierre Jean. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2007.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2006.

AZOULAY, Ariella. História potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: Ubu Editora, 2024.

BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia In: Estética e Sociologia da Arte/Walter Benjamin. Tradução: João Barrento, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BONI, Paulo César. (org.). Fotografia: usos, repercussões e reflexões. Londrina: Midiograf, 2014.

BEIGUELMAN, Gisele. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021.

BOURDIEU, Pierre et alii. Un art moyen. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003. BUITONI, Dulcilia. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.

COSTA, Helouise; SILVA, Renato. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Giorgio. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Giorgio. Diante da imagem. São Paulo: editora 34, 2015. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2004.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Senac: Rio de Janeiro, 2013.

FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Tradução de Maria Alzira Brum. São Paulo: G. Gilli, 2012.

FONTCUBERTA, Joan. La fúria de la imágenes: notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002. LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia e seus duplos [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: IDEA, 2023.

LISSOVSKY, Mauricio. A máquina de esperar. Origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

MARTINS. Ana Taís Barros (org.). A fotografia como imagem, a imagem como fotografia [e-book]. Porto Alegre: Imaginalis, 2019.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 745-768, nov. 2016.

PEREIRA, Silvio da Costa. O fotojornalismo em tempos de cultura visual. Aveiro: Ria Editorial, 2022.

POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine (2002, 2010) – Édition revue et augmentée, Paris: Flammarion, 2018.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SAMAIN, Etienne. (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1996.

SILVA, José Afonso da Silva. Instantâneos da fotografia contemporânea. Curitiba: Appris, 2021.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução: Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001.

SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. Editora Senac: São Paulo, 2010.

SILVA, Wagner Souza e. Foto 1/ foto 0. São Paulo: Edusp, 2016.

WANDERLEI, Ludimilla Carvalho. O trabalhador na fotografia documental. Curitiba: Appris, 2018.