Atenção: essas informações são para o Intercom Júnior do Congresso Nacional
O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados/as (até um ano após a conclusão do curso). Desde 2024, a atividade é exclusiva do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o congresso nacional da Intercom. Nos eventos regionais da Intercom, os/as graduandos/as e recém-graduados/as podem participar dos Grupos de Trabalhos e/ou da Jornada de Extensão, que acolhem trabalhos de autores/as de todos os níveis de formação.
No Intercom Júnior, acadêmicos podem apresentar pesquisas, em formato de artigo completo, derivadas de projetos de iniciação científica (com bolsas PIBIC ou sem financiamento), laboratórios didáticos, projetos de extensão e de desenvolvimento tecnológico e inovação em interface com a pesquisa, disciplinas, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, trabalhos de conclusão de curso (desde que adaptados ao template do evento), entre outras. Os trabalhos inscritos devem seguir as divisões do Intercom Júnior (IJs) e suas ementas.
INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Para participar do Intercom Júnior, os/as graduandos/as e recém-graduados/as devem submeter seus trabalhos à apreciação no site da Intercom, de modo específico, ao evento do congresso nacional. Os papers devem ter entre oito e dez páginas, ter um/a docente orientador/a e seguir as normas de formatação e o template do congresso. Recomenda-se a leitura atenta da Chamada de trabalhos e dos prazos que são divulgados anualmente.
Após a submissão, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico, formado por professores/as e pesquisadores/as, sob a coordenação de cada divisão temática ligada ao Intercom Júnior. O pagamento da taxa de inscrição do congresso pode ser feito após o resultado da avaliação, de acordo com o cronograma divulgado pelo evento. O não pagamento impossibilitará a participação do/a estudante no Intercom Júnior, assim como a publicação do artigo nos anais.
Ressalta-se que o objetivo do Intercom Júnior é o estímulo à atividade de pesquisa ainda na graduação, para formação de jovens pesquisadores. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.
Veja nossa galeria de edições anteriores do Intercom Júnior:













APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS CONGRESSOS
Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no congresso nacional da Intercom. O/a autor/a deve optar, no ato da submissão, se prefere a apresentação na etapa remota ou presencial, sendo que não é possível mudar a opção após o envio do artigo. A apresentação seguirá o tempo estabelecido pelo/a coordenador/a da atividade (15 minutos), bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. A divisão, dentro dos IJs, se dará pela afinidade entre as temáticas dos artigos aprovados, formando-se, assim, sessões de discussão e trabalho.
Todas as sessões serão acompanhadas pelo/a coordenador/a de cada IJ ou por pessoa que ele tenha designado, caso existam sessões simultâneas daquele IJ. Além dos/as coordenadores/as, participarão das mesas todos/as aqueles/as que apresentem trabalho e até dois pesquisadores/as convidados/as pela coordenação, de acordo com suas afinidades com a temática em discussão, que atuarão como debatedores/as – promovendo um diálogo sobre os artigos apresentados. Devem participar das sessões, ainda, os/as demais inscritos/as no IJ e congressistas que se interessam pelo espaço e temática.
Reitera-se a obrigatoriedade de apresentação do trabalho pelo/a autor/a ou por um/a dos/as coautores/as acadêmicos/as. Por ser um espaço da Intercom voltado à formação do/a jovem pesquisador/a, é vedada a apresentação do trabalho pelo/a docente orientador/a. Entretanto, recomenda-se sua participação na sessão.
COORDENAÇÃO
Responsável: Iluska Coutinho (UFJF – Diretora Científica da Intercom). iluska.coutinho@ufjf.br
Coordenação Geral: José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR – Diretor Regional Norte da Intercom). jose.tarcisio@ufrr.br
Cabe à diretoria científica designar, com aprovação da diretoria executiva, os coordenadores de cada IJ no período de sua gestão. O nome dos coordenadores pode ser consultado na Ementa de cada IJ, disponível abaixo:
EMENTAS
IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Audiovisual e Mídias Sonoras
IJ05 – Comunicação, Cultura Digital e Tecnologias
IJ06 – Comunicação e Interfaces
IJ07 – Comunicação e Cidadania
IJ08 – Comunicação e Marketing
Aos coordenadores do Intercom Júnior cabe também a responsabilidade de avaliar as atividades realizadas ao longo do congresso nacional e dar apoio à avaliação, à formação das mesas e às atividades concernentes ao IJ nos encontros regionais.
E-book ANUAL DA INTERCOM JÚNIOR
Os artigos apresentados no Intercom Júnior (IJ) são avaliados por uma comissão constituída pelos coordenadores do IJ e pela diretoria científica. A comissão escolhe o melhor artigo de cada IJ, que fará parte do e-book a ser lançado no congresso do ano seguinte.

