Intercom publica novo regulamento para Grupos de Pesquisa

24 de outubro de 2024

Os Grupos de Pesquisa(GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) estão com novas normas regimentais definidas. A entidade já publicou as diretrizes basilares dos GPs, com alguns pontos reestruturados.

A atualização, conforme a diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF), teve como intuito ampliar a compreensão e percepção da comunidade científica nacional sobre as atividades feitas nos GPs.

“O novo regulamento dos GPs buscou deixar mais claro o funcionamento dos Grupos de Pesquisa que têm uma importância fundamental para a Intercom, assim como dos mecanismos de avaliação de seus trabalhos, que não se limitam ao Congresso Nacional. Os GPs desenvolvem atividades de pesquisa integrada, intercâmbios e trocas que têm um papel muito relevante para a consolidação do conhecimento e do campo científico da Comunicação”, enfatiza.

Os GPs da Intercom são formados por pesquisadores(as) e profissionais, preferencialmente associados da entidade, com atuação relacionada à área das Ciências da Comunicação. Juntos, os grupos se debruçam aobjetos de investigação ou interesses em campos temáticos específicos com legitimação científica na área de Comunicação e suas interfaces, ou temas emergentes de aprofundamento teórico-metodológico.

Assim, as novas normas potencializam as diversas atuações dos(as) membros(as) dos GPs. “Um destaque importante é a valorização dos(as) associados(as) na proposição e suporte aos grupos. Como sociedade científica de pesquisadores(as), são eles(as) que, a partir de articulação por interesses temáticos e teóricos comuns, têm protagonismo na própria vida orgânica da entidade, em que os grupos de pesquisa assumem também lugar de destaque”, exalta Iluska.

O novo regulamento dos GPS pode ser consultado na íntegra no site da Intercom. O documento traz a definição do que são os Grupos de Pesquisa ligados à entidade, as regras para proposições de novos GPs, detalha seu funcionamento prático, apresenta os direitos e deveres da Intercom, incluindo as diretorias executiva e científica, os direitos e deveres das coordenações dos GPs,além das atribuições da comissão de avaliação dos grupos de pesquisa.

As normas atualizadas são válidas para os 33 Grupos de Pesquisa que compõem a Intercom atualmente. A lista completa de cada um deles, com ementa, equipe de coordenação e referências bibliográficas pode ser consultada aqui.

Entre as temáticas exploradas e discutidas nos grupos estão Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico, Comunicação para a Cidadania, Cinema, Gêneros Jornalísticos, Pensamento Comunicacional e Cultural Latino-americano, Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão. Somente no Intercom Nacional 2024, foram 1.290 trabalhos submetidos, discutidos e apresentados nos Grupos de Pesquisa.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br