Pesquisadores gaúchos em formação estão isentos da inscrição no Intercom Nacional 2024

12 de junho de 2024

A diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) decidiu por concedera isenção completa da taxa de inscrição no Congresso Nacional 2024 para pesquisadores em formação do Rio Grande do Sul (RS), que tiverem trabalhos aprovados para apresentação no congresso. A medida é uma manifestação da entidade frente ao momento vivido pelo povo gaúcho que se recupera da maior enchente da história do Estado,

Conforme a diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF), “a isenção é válida para pesquisadores(as) em formação com trabalhos aprovados, sendo eles graduandos(as) e recém formados (defesas em 2024) que submetem no Intercom Júnior (IJs) e para mestrandos(as), doutorandos(as) e titulados em 2024 que submetem trabalhos aos Grupos de Pesquisa (GPs)”, detalhou. Vale lembrar que os vencedores da Expocom Sul ganham a isenção no Congresso Nacional.

Tradicionalmente, nos eventos regionais da Intercom, estudantes, docentes, pesquisadores(as) e profissionais da área do RS possuem participação ativa, com forte presença nos Congressos. Como a cidade escolhida para sediar o Intercom 2024 está situada no Estado vizinho ao gaúcho, a expectativa da diretoria sobre essa participação é otimista.

“A proximidade geográfica incentiva os(as) congressistas. Percebemos que em cidades em que os(as) inscritos conseguem acessar por ônibus ou por carro próprio, facilitam não só o deslocamento, mas a participação mais efetiva. Por isso, embora o povo gaúcho esteja enfrentando ainda muitas adversidades, a expectativa sobre a participação de pesquisadores(as), docentes e estudantes do Rio Grande do Sul é que seja bastante efetiva e significativa, como nos anos anteriores”, apontou a diretora financeira da Intercom e pesquisadora da dimensão da Geografia da Comunicação, Daniela Cristiane Ota (UFMS).

Reconhecendo que a medida adotada pela entidade revela uma demonstração de solidariedade aos pesquisadores do Rio Grande do Sul, Daniela avalia que trata-se também de uma iniciativa que vai além. “É não apenas observar, mas ter uma ação efetiva, ampliando as possibilidades de participação no Congresso. Essa ação da Intercom também traz acolhida aos congressistas gaúchos, demonstrando que a Entidade não é parceira apenas academicamente, mas no sentido das relações humanas também”, acrescentou a diretora.

O Intercom Nacional será em duas etapas: uma remota, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, e uma etapa presencial, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Balneário Camboriú (SC). Conforme o calendário do evento, o prazo para submissões de trabalho no Intercom Júnior (IJs), Grupos de Pesquisa (GPs) e Publicom foi ampliado para 28 de junho. As inscrições podem ser feitas até 05 de agosto, no Sistema Unificado da Intercom.

Para acompanhar as atividades, prazos e atualizações sobre o Intercom Nacional 2024, acesse as redes oficiais @intercom_oficial, além do site oficial da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br