Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Normas
Programação Remota | Programação Presencial
Programação Lusocom | Programação Publicom
Programação presencial GPs | Programação remota GPs
Programação presencial IJ | Programaçao remota IJ
Programação oficinas e minicursos | Programação Expocom
Programação Atividades Palco Intercom-Verão
Site oficial | ANAIS

CHAMADA DE TRABALHOS INTERCOM 2024


QUEM E ONDE APRESENTAR TRABALHOS

1.1 Doutores/as, Doutorandos/as, Mestres, Mestrandos/as) - [Especialistas, Estudantes de Especialização e Graduados/as só podem submeter trabalhos em coautoria com Doutores/as, sendo enviados pela inscrição do autor com a titulação maior), Doutorandos/as e Mestres]

GPs – 24º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom
Publicom – 20º Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação
XV Congresso da Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (evento acolhido pela Intercom)

1.2 Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados/as em 2023 ou no decorrer de 2024)

Intercom Júnior – 19ª Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

ATENÇÃO: No momento da submissão é necessário informar a forma de apresentação do trabalho, se na etapa remota (27 a 29/08) ou na etapa presencial (03 a 06/09) do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

24º ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Coordenadora geral: Profa. Dra. Iluska Coutinho (UFJF)

DOWNLOAD DO MODELO PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO COMPLETO - DE 16/09 A 07/10/2024

Cada pesquisador(a) só poderá encaminhar um único trabalho pela sua inscrição como primeiro autor(a) para o 24º Encontro dos Grupos de Pesquisa. Além dessa submissão também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses outros trabalhos sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a).

Nos trabalhos em coautoria é possível submeter à apreciação um artigo feito em parceria com autor(as) Especialistas, Estudantes de Especialização e Graduados. Se for aprovado, o trabalho só poderá ser apresentado no GP pelo(a) autor(a) com a qualificação exigida (Doutorado ou Mestrado, concluído ou em curso).

O(a) autor(a) deve submeter sua proposta de resumo expandido conforme modelo padrão disponível abaixo. Após avaliação e aprovação, em alguns casos após realização de ajustes obrigatórios, os resumos expandidos serão publicados nos anais do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A publicação do texto completo, caso seja de interesse do(a) autor(a), caso seja esta opção assinalada no formulário de inscrição, ocorrerá a partir de envio do arquivo via sistema até 07/10/2024. O material será submetido à avaliação do GP em que foi apresentado o trabalho, sendo então possível ocorrer aprovação e/ou solicitação de ajustes, e será publicado em meio digital até 20/12/2024.

Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu trabalho consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos de Pesquisa (GPs), buscando identificar aquele em que há maior aderência com a proposta a ser submetida. Em caso de dúvida é possível remeter mensagem para a Coordenação dos GPs por meio de informação disponível no site da Intercom.

Os Grupos de Pesquisa (GPs), listados por ordem alfabética, são os seguintes:

1. GP Cinema
2. GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
3. GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
4. GP Comunicação e Educação
5. GP Comunicação e Esporte
6. GP Comunicação e Religiões
7. GP Comunicação e Trabalho
8. GP Comunicação para a Cidadania
9. GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
10. GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
11. GP Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão
12. GP Comunicação, Música e Entretenimento
13. GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
14. GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
15. GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades
16. GP Estudos de Televisão e Televisualidades
17. GP Ficção Televisiva Seriada
18. GP Folkcomunicação
19. GP Fotografia
20. GP Games
21. GP Gêneros Jornalísticos
22. GP Geografias da Comunicação
23. GP Pensamento Comunicacional e Cultural Latino-americano
24. GP Políticas e Estratégias de Comunicação
25. GP Produção Editorial
26. GP Publicidade e Propaganda
27. GP Rádio e Mídia Sonora
28. GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
29. GP Semiótica da Comunicação
30. GP Tecnologias e Culturas Digitais
31. GP Telejornalismo
32. GP Teorias da Comunicação
33. GP Teorias do Jornalismo

MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO AOS GRUPOS DE PESQUISA (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


PUBLICOM – 20º ENCONTRO COM AUTORES-EDITORES DE PUBLICAÇÕES RECENTES EM COMUNICAÇÃO
Coordenação-geral: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas)

O Publicom é um espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

No Intercom 2024, o Publicom será realizado tanto na etapa remota quanto na etapa presencial do congresso. No momento de submissão das propostas para o Publicom, os/as autores/as deverão optar por uma das duas etapas do congresso (presencial ou remota) para realização do lançamento.

Não há restrição quanto ao número máximo de propostas de lançamento que podem ser encaminhadas por um/a mesmo/a autor/a. As submissões serão avaliadas quanto à aderência das obras a serem lançadas ao campo da Comunicação, bem como à adequação a esta chamada.

As submissões para o Publicom devem contemplar o envio de:

1) Proposta de lançamento conforme modelo padrão disponível abaixo, contendo título, nome do/a/os/as autor/a/es/as, editora responsável pela publicação, resumo geral da obra e palavras-chave. O arquivo deverá conter também uma foto da capa da publicação. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os minicurrículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

2) Link para vídeo de divulgação da obra, produzido por um/a de seus/suas autores/as, a ser publicado nos canais de comunicação da Intercom. O vídeo deve ser salvo em nuvem (por exemplo, Google Drive); o link para acesso ao vídeo deve ser configurado de forma que seja possível, para a organização do evento, baixar o arquivo. O vídeo deve ser produzido de acordo com as seguintes especificações técnicas: gravação em formato vertical, de preferência com fundos neutros; e duração total de até 3 minutos, limite que não deve ser ultrapassado. A estrutura do vídeo deve considerar a sequência: apresentação da autoria e nome da obra; apresentação de um breve resumo (até 2 minutos) sobre a obra, explicando as principais ideias debatidas, apenas como um chamariz para a leitura da íntegra do texto; e despedida/convite para que o público leia o conteúdo. Ao realizar a submissão de sua proposta de lançamento no Publicom 2024, os/as autores/as concordam com a publicação do vídeo de divulgação de sua obra nos canais de comunicação da Intercom.

No momento de encaminhamento das propostas, será preciso indicar, pelo sistema de submissão, o nome da pessoa que representará a publicação no momento do lançamento, a qual deverá realizar sua inscrição no Intercom 2024 para participar do congresso. Em casos de propostas de coletâneas submetidas à etapa remota, a apresentação deverá ser realizada por apenas um/a dos/a autores/as.

Os lançamentos serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom, disponíveis nesta lista.

MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE LANÇAMENTOS AO PUBLICOM (é obrigatório formatar a proposta de lançamento de acordo com este modelo-padrão e utilizar o papel timbrado específico deste evento).


INTERCOM JÚNIOR - XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO
Coordenação-geral: Prof. Dr. José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR)

O Intercom Júnior é um espaço muito especial no Congresso Nacional. Nele são acolhidas pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação, em projetos de iniciação científica (com bolsas PIBIC ou sem financiamento), laboratórios didáticos, projetos de extensão e de desenvolvimento tecnológico e inovação em interface com a pesquisa, disciplinas, trabalhos de campo ou oficinas experimentais.

A submissão do artigo completo é encaminhada no sistema diretamente pelo(a) aluno(a) ou recém-graduado (concluinte em 2023 ou 2024). É obrigatória a presença de um(a) professor(a) orientador(a) na coautoria dos trabalhos submetidos ao Intercom Jr. No momento da submissão do trabalho, assim como na primeira página do artigo, o(a) aluno(a) deve indicar o nome e e-mail do orientador(a).

Os artigos completos devem ser submetidos conforme o modelo padrão sendo obrigatório o uso do papel timbrado e da formatação indicada. Não serão aceitos trabalhos fora desse modelo, como aqueles relativos a TCCs completos, sem que haja uma síntese dos resultados em formato de artigo científico.

Cada estudante de graduação ou recém-formado(a) somente poderá encaminhar um único trabalho pela sua inscrição para a XX Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. Também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses outros trabalhos sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a).

Os trabalhos serão apresentados em sessões organizadas de acordo com as áreas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Antes de realizar a submissão confira as ementas nos links abaixo para identificar a área em que seu trabalho tem mais diálogo e aderência.

Confira abaixo as ementas do Intercom Júnior (IJs):

IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Comunicação Audiovisual
IJ05 – Comunicação Multimídia
IJ06 – Interfaces Comunicacionais
IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

MODELO-PADRÃO PARA A SUBMISSÃO DO TRABALHO COMPLETO AO INTERCOM JÚNIOR (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br