PRAZO DE SUBMISSÕES PARA INTERCOM NACIONAL É AMPLIADO

12 de junho de 2024

A organização do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ampliou o prazo das submissões para IJ, GPs e Publicom, bem como para o Lusocom. Agora, ao invés de 17 de junho, os congressistas têm até o dia 28 de junho para o envio das contribuições diretamente pelo sistema da Intercom.

Como explica a Diretora Científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF), o prazo ampliado atende aos pedidos de pesquisadores e participantes do Congresso Nacional.

"A proposta é permitir que mais pessoas possam participar. A tragédia climática no Rio Grande do Sul e a greve das Instituições de Ensino Superior Federais em 2024 motivaram demandas de pesquisadoras e pesquisadores por um prazo maior para as submissões. As coordenações de GPs e IJs e a Diretoria da Intercomforam sensíveis aos pedidos".

COMO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO INTERCOM NACIONAL COMO PESQUISADOR (A)?

Há diferentes possibilidades de participar do Congresso Nacional. Estudantes de graduação ou recém-graduados podem participar da 19º Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior).

Recomenda-se que o (a) estudante confira as ementas das oito divisões temáticas para escolher de maneira correta e adequada a sessão que participará. Neste ano, os estudantes poderão enviar trabalhos completos. Para isso, é necessário preencher o arquivo do modelo-padrão de resumos que está disponível neste link.

Já especialistas, mestrandos (as), mestres, doutorandos (as) e doutores (as) devem encaminhar suas pesquisas para o 24º Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação.

Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu trabalho consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos de Pesquisa (GPs), buscando identificar aquele em que há maior aderência com a proposta a ser submetida. São 33 grupos de pesquisa com chamadas abertas, e é necessário escolher um para enviar sua contribuição. Há um modelo-padrão e layout disponíveis para os trabalhos, ambos podem ser encontrados aqui.

Em ambas as modalidades as inscrições são feitas pelo sistema da Intercom (https://sistemas.intercom.org.br). Além disso, tanto no Intercom Junior quanto Grupos de Pesquisa é possível escolher entre a etapa remota ou presencial. Isso é feito pelo (a) congressista na hora da inscrição e submissão do trabalho. Cabe reforçar que, uma vez escolhida a opção, não há como realizar alteração.

PUBLICOM

O Congresso Nacional também abriga outras formas de participação. Uma delas é o Publicom.

Em 2024, o espaço destinado para lançamento de novas publicações (livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica de autoria de sócios ou participantes inscritos no evento), também acontecerá na etapa remota. Assim como nas inscrições de GPs e IJs, para o Publicom é o (a) proponente que escolhe qual das etapas irá realizar o lançamento.

No Publicom, é possível enviar mais de um lançamento por autor (a), desde que sejam aderentes ao campo da Comunicação. Os lançamentos serão agrupados de acordo com a afinidade ou proximidade com as Divisões Temáticas (DTs) do Congresso Nacional.

Os (as) autores (as) devem seguir o modelo padrão de propostas do lançamento do Publicom, que está disponível aqui.

LUSOCOM

Outra novidade em 2024 é o XV Congresso da Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação). Ele será realizado junto com a etapa presencial do Congresso Nacional e as inscrições também são feitas diretamente pelo

Participantes brasileiros ou portadores de CPF fazem a inscrição pelo Sistema da Intercom (mesmo da etapa presencial do Congresso Nacional). No caso de estrangeiros não portadores de CPF, a inscrição deve ser feita por este formulário e o resumo expandido enviado para o e-mail lusocom2024@gmail.com.

O tema deste ano do Lusocom é “Comunicação, Mídia e Jornalismo: como construir comunidades pós-coloniais?” e serão aceitos trabalhos que discutam e reflitam sobre questões em comum de países de língua portuguesa. O template para a inscrição no evento pode ser acessado aqui.

CALENDÁRIO E TAXAS

Mesmo com a prorrogação no prazo das submissões, a diretoria científica destaca que não haverá mudanças no prazo para envio de respostas e no calendário geral do evento. "Todos os prazos que estão previstos no calendário do Congresso Nacional seguem as mesmas datas já previstas", completa Iluska Coutinho.

Outro ponto que a Diretora Científica explica é que não é necessário pagar a taxa da inscrição para submeter o trabalho. O pagamento da taxa pode ser feito após o resultado das avaliações.

Para acompanhar as atividades, prazos e atualizações sobre o Intercom Nacional 2024, acesse as redes oficiais @intercom_oficial, além do site oficial da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br