21 de novembro de 2024
Termina no dia 05 de dezembro de 2024, o prazo para reproposições de Grupos de Pesquisa, pedidos de criação de novos grupos e o envio de relatório trienal dos GPs já existentes na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
De acordo com a Diretora Científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF), a cada três anos, esse processo acontece, cumprindo o que destacam as normas regimentais dos GPs. O documento estabelece que, a cada novo triênio, as propostas e reproposições dos Grupos devem acontecer ao final do primeiro Congresso Nacional realizado no mandato de cada Diretoria Executiva da Intercom.
“Nessa etapa o objetivo é reconhecer as características de cada grupo, evitando sobreposições. O parecer final será votado até o final de janeiro pela Diretoria".
As normas regimentais explicam sobre o processo de envio de propostas para os GPs, sendo necessário: 18 pesquisadores/pesquisadoras associados/associadas da Intercom, em dia com a anuidade, sendo que pelo menos 10 devam ser doutores/doutoras. Além disso, é necessário ter a presença de investigadores/investigadoras com vínculo acadêmico ou profissional de ao menos três regiões geográficas do Brasil e/ou exterior.
Cada associado só pode subscrever uma proposta de GP, sendo considerado inválido os casos em que sua assinatura compulsar duas propostas.
No entanto, os GPs não são exclusivos para os associados/associadas e pesquisadores/pesquisadoras que subscrevem a proposta.“Os grupos de pesquisa são espaços abertos à participação de quem se interesse pela Comunicação ou área de interface, como está inscrito no próprio nome da Intercom. O Congresso Nacional é uma excelente oportunidade para se aproximar dos grupos, participando de suas sessões, com ou sem apresentação de trabalhos. Além disso, vários grupos têm listas e grupos de discussão, bem como espaços de troca ao longo do ano", explica a diretora científica.
O documento com a proposta de criação de um grupo de pesquisa (GP) da Intercom deve seguir o Modelo disponibilizado, que inclui as seguintes informações: conter: Nome do Grupo de Pesquisa; Ementa Proposta; Palavras-chave; Justificativa para criação ou reproposição; Informações sobre a organização e processo de avaliação dos artigos e montagem das sessões; Atividades propostas pelo GP de maneira a estimular a constituição de redes, realização de trabalhos de investigação comuns, além de ações a serem realizadas nas etapas remota e presencial do Congresso Nacional; Quais associados/associadas compõe ou apoiam a criação do GP; Ações propostas pela Coordenação para o triênio e a assinatura dos associados.
As propostas recebidas serão analisadas por uma comissão de Avaliação dos Grupos de Pesquisa da Intercom propostas de GP serão analisadas pela Comissão de Avaliação dos Grupos de Pesquisa da Intercom, formada pela diretora científica da entidade, além de um/uma representante indicado/indicada pelo Conselho Curador; um/uma representante do Conselho Consultivo e um/uma representante do Conselho Fiscal.
Envio de relatório para reproposição
As normas regimentais dos GPs também estabelecem a necessidade de os/as coordenadores apresentarem o Relatório Trienal para a Intercom. O documento deve seguir o modelo disponível aqui.
O relatório prevê que a coordenação envie as seguintes informações: Nome do Grupo de Pesquisa; Coordenação; Ementa atual; Palavras-chave; Avaliação quali-quanti dos últimos três anos; Avaliação da coordenação sobre a participação de pesquisadores no GP; Informações sobre os processos de avaliação dos artigos e montagens das sessões; Atividades realizadas pelo GP ao longo do triênio; Contribuições do Grupo para a consolidação do conhecimento e ampliação das redes de investigação na temática abordada; Avaliação das atividades com eventuais propostas que não foram cumpridas e os motivos.
Em caso de reproposição, a coordenação também precisa descrever os nomes de pesquisadores/pesquisadoras ativos no Grupo, com vínculo e titulação; indicação de alteração da ementa (se necessário); Novos/Novas coordenadores/coordenadoras dos Grupos para o próximo triênio; Ações propostas pela nova coordenação, com objetivos e metas definidas.
Cabe ressaltar que os pedidos de reproposição seguirão para a Comissão de Avaliação dos GPs da Intercom para análise do mesmo.
“O regulamento dos grupos, revisado pela Diretoria no mês de setembro, busca valorizar, nesse processo de criação e desenvolvimento dos grupos, o papel dos associados e associadas da Intercom. É a partir de sua articulação que os grupos têm vida; cada GP tem em sua proposta a adesão expressa de pelo menos 18 deles", completa a Diretora.
Outro ponto destacado nas normas regimentais dos GPs é que não é permitida a recondução da pessoa que exercia o cargo da coordenação por mais um triênio. O/a coordenador/coordenadora do GP deve, necessariamente, ser doutor/doutora, associado/associada da Intercom há no mínimo três (três) anos, com anuidades em dia, e ter participado do Congresso Nacional da entidade em 3 (três) dos últimos 4 (quatro) anos.
Os Grupos de Pesquisa da Intercom reúnem pesquisadores/pesquisadoras e profissionais, preferencialmente associados da entidade, que, além de unidos pela área da comunicação, têm interesses e temáticas de pesquisa em comum. Dessa maneira, os GPs funcionam como espaços para discussões e legitimação científica na área da comunicação e suas interfaces.
“Podemos salientar que os GPs são espaços pulsantes, de constantes transformações,que refletem o amadurecimento e novos desafios da Comunicação como campo científico e de conhecimento. Eles funcionam, portanto, como um espaço vivo da Intercom”, finaliza Iluska.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br