ESPECIAL EXPOCOM: Vencedores de 2018 falam sobre suas experiências

29 de janeiro de 2019

O JORNAL INTERCOM dá seguimento à série “Especial Expocom”, que traz informações sobre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e apresenta finalistas da edição de 2018.

Conheça agora mais três vencedores da Expocom 2018.

SLOWLY

MODALIDADE: RT06 - Blog (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade Positivo (UP)
EQUIPE: Thaynara Rezende de Oliveira, Felipe Harmata Marinho (orientador).
DESCRIÇÃO: O Slowly é um veículo de nicho que utiliza o jornalismo especializado em moda para discutir o Slow Fashion e o consumo consciente da moda no contexto atual. O blog é resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo concluído em 2017.
DEPOIMENTO: Thaynara Rezende de Oliveira
“Esta foi minha primeira participação na Expocom, mas anteriormente eu já havia me inscrito no Intercom Júnior, em 2017. Vencer a Expocom foi o reconhecimento do esforço e da dedicação de quase um ano na execução de meu TCC e uma forma de compartilhar minha contribuição científica para além dos limites da universidade. Já do ponto de vista profissional, o prêmio ajudou a validar minha experiência na área de produção de conteúdo digital, na qual atuo hoje. Meu sentimento no momento da premiação foi de felicidade, pelo destaque do meu trabalho em meio a inúmeros projetos relevantes para a Comunicação, e de gratidão, por poder representar e compartilhar a pesquisa desenvolvida na minha universidade.
Sem dúvida pretendo continuar inscrevendo trabalhos nos congressos da Intercom. Tenho algumas produções em desenvolvimento, paralelas a uma especialização na área de Comportamentos de Consumo, que também irá resultar em trabalhos já em 2019.”

UM BEIJO PARA SOFIA
MODALIDADE: CA01 - Filme de ficção (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

EQUIPE: Calebe Jangrossi Corrêa (Calleb Jangrossi), Lilian Bison, Felipe Medeiros, Marco Escanhoela, Otávio Mandra.
DESCRIÇÃO: “Um Beijo para Sofia” é um curta-metragem de 16 minutos que conta a história de uma criança que nasceu com o vírus HIV. Por se tratar de um projeto que tenta abordar a temática sem reforçar nenhum tipo de estereótipo, o filme retrata a rotina de Sofia (Ana Sophia Delicato) e sua mãe, Cláudia (Fernanda Viacava), e a luta delas em meio a uma sociedade ainda preconceituosa, além de mostrar o poder da amizade, representado por Davi (Caio Laranjeira), um colega de classe. “Em nenhum momento citamos verbalmente o HIV, mas trazemos o tema através de signos na Direção de Arte, Fotografia e Som, justamente para mostrar que essas pessoas devem ser respeitadas igualmente. O filme tenta ser o mais sensível e poético possível”, explica Calleb Jangrossi, roteirista e diretor do filme. Realizado como Trabalho de Conclusão do Curso de Cinema & Audiovisual da Unimep (2017), o filme foi inteiramente rodado em Piracicaba (SP) e contou com diversos apoiadores na cidade. A equipe contou com 22 alunos do curso.
DEPOIMENTOS:
CALLEB JANGROSSI: "Foi a primeira vez que dirigi um projeto e a primeira vez que participei da Expocom. Foi uma experiência incrível. É demais ver seu trabalho sendo reconhecido e elogiado pelos mais brilhantes cientistas da Comunicação, o que vem para coroar os quatro anos de faculdade. Vencer o prêmio foi um misto de sentimentos; não sabia se chorava, ou gritava, mas, depois da euforia, veio a sensação de alívio e de ter feito um bom trabalho.
Acredito que continuarei inscrevendo trabalhos no congresso da Intercom porque, além do fato de o evento ser grande e muito bem intencionado, é bacana conhecer regiões e pessoas do Brasil inteiro."
OTÁVIO MANDRA: “O mais legal é o reconhecimento nacional, porque é fruto de um trabalho de muita pesquisa e dedicação. É a concretização de um sonho mesmo.”
LILIAN BISON: “Essa premiação foi um indicativo de que estamos no caminho certo na escolha de metodologias de trabalho.”
MARCO ESCANHOELA: “Ganhar um prêmio nacional é muito gratificante porque nós sabemos o quanto trabalhamos por isso, e é uma bela forma de encerrar o ciclo universitário.”

MASLOW - um aplicativo para compartilhar refeições e experiências
MODALIDADE: PT13 - Comunicação e Inovação (avulso)

INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

EQUIPE: Letícia dos Santos Santana, Igor de Souza Pesco, Bruno Real Toledo Piza (orientador).

DESCRIÇÃO: O projeto Maslow foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, com ênfase em Meios Digitais. A proposta apresenta uma plataforma com viés colaborativo e social, que atua intermediando a ligação entre quem procura um ambiente para realizar suas refeições fora de casa e/ou possui o desejo de vivenciar uma experiência gastronômica diferenciada, e quem tem disponibilidade e interesse em oferecer um menu em sua própria casa.
DEPOIMENTO: Letícia dos Santos Santana
“Já havíamos inscrito artigos acadêmicos no Intercom Júnior em 2016 e 2017; 2018 foi o meu primeiro e último ano de participação como aluna na Expocom, pois também foi o ano da minha formatura. Pretendo continuar acompanhando o congresso e, sempre que possível, motivar pessoas do ambiente acadêmico a participarem e se inscreverem, pois a experiência com certeza vale a pena!
Hoje, a Expocom é uma grande referência de reconhecimento acadêmico no mercado de Comunicação. A premiação proporcionou, além de grande aprendizado e troca de experiências, também um diferencial no currículo. Estar envolvido em projetos como este é bem-visto pelas empresas.

Vencer o prêmio foi um misto de alegria, reconhecimento e sentimento de dever cumprido. Poder comemorar a conquista com pessoas que acompanharam sua jornada durante toda a universidade e que estão ao seu lado torcendo por você é um sentimento único.
Quero agradecer todo o corpo docente da Unicuritiba pelo apoio e incentivo. E também indicar que quem tiver a oportunidade de participar do congresso da Intercom, seja na Expocom seja no Intercom Júnior, que se inscreva. A experiência é enriquecedora e, quando se trata de conhecimento, todos ganham.

Clique aqui e confira fotos dos ganhadores do Expocom 2018.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre a exposição e premiação de trabalhos experimentais da graduação

Especial Expocom: conheça três vencedores de 2018

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br