Tire suas dúvidas sobre a submissão para a REVISTA INICIACOM

26 de fevereiro de 2019

Ainda dá tempo de estudantes de graduação e recém-graduados submeterem artigos à “Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação – Iniciacom”: a chamada de trabalhos encerra-se no dia 15 de março.

A Revista Iniciacom é uma das únicas publicações acadêmicas para quem ainda está cursando a graduação em Comunicação ou para quem acabou de se formar e ainda não ingressou em uma pós-graduação.

O JORNAL INTERCOM responde a algumas dúvidas frequentes sobre o processo de submissão à Revista Iniciacom. Se você se enquadra no perfil da revista e ainda não submeteu trabalho, não perca essa oportunidade.

1. É PRECISO PAGAR ALGUM VALOR PARA TER O ARTIGO PUBLICADO?
Não. A Iniciacom não cobra nenhum valor para submissão nem para publicação. A publicação é custeada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), sendo gratuita para os estudantes.

2. A PUBLICAÇÃO É SOMENTE PARA ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO?
A prioridade da Iniciacom é publicar artigos de estudantes de Comunicação. Mas a revista aceita, eventualmente, artigos de estudantes de áreas afins, em especial áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas que tenham como objeto de estudo produtos midiáticos e/ou outras temáticas relacionadas à Comunicação. A decisão de publicar é baseada nos pareceres elaborados pelos especialistas que compõem o banco de pareceristas da revista.

3. O QUE A REVISTA INICIACOM CONSIDERA COMO “RECÉM-GRADUADO”?
São considerados recém-formados os autores que tiverem concluído o curso de graduação até um ano antes da data de submissão. Por exemplo: para esta chamada de trabalhos, em vigor até 15 de março de 2019, podem submeter artigos os autores que concluíram o curso de graduação até o dia 15 de março de 2018.

4. É OBRIGATÓRIO PARTICIPAR DO CONGRESSO INTERCOM PARA PUBLICAR?
Não. A publicação de artigos na Revista Iniciacom não está vinculada à participação dos estudantes nos congressos da Intercom. O espaço para o estudante apresentar artigos nos congressos é o Intercom Júnior.

5. O ARTIGO PRECISA SER INÉDITO E EXCLUSIVO PARA SER ACEITO?
Sim, o artigo deve ser inédito e exclusivo. Trabalhos apresentados e publicados em anais de outros eventos e nos congressos regionais Intercom são considerados inéditos, desde que essa informação conste em nota de rodapé no arquivo submetido.
Atenção: traduções não são consideradas inéditas, bem como trabalhos apresentados no Intercom Júnior nacional aprovados para publicação no e-book especial de cada congresso.

6. COMO POSSO CONSULTAR AS NORMAS DE SUBMISSÃO?
As normas de submissão, bem como as especificidades da atual chamada de trabalhos, estão disponíveis na página da Revista Iniciacom no Portal Intercom. Clique aqui para conferir as normas para submissão de resumos; os formatos de texto aceitos; e as regras para citações, notas e referências. O artigo deve ser formatado de acordo com o template da revista, que pode ser baixado aqui. Uma boa estratégia para autores que nunca submeteram artigos a publicações acadêmicas é ler as edições anteriores da Revista Iniciacom.

7. QUAL DEVE SER O TEMA DO TRABALHO?
São bem-vindos textos sobre o tema dos congressos da Intercom em 2019, “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, além de outras temáticas que envolvam Comunicação e interdisciplinares.

8. COMO FAÇO PARA ENVIAR MEU ARTIGO?
A submissão dos trabalhos deve ser realizada pelo sistema SEER. Clique aqui para acessar.

9. CASO MEU TRABALHO SEJA ACEITO, QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?
Em seu parecer, os avaliadores podem solicitar modificações no trabalho. A versão final do trabalho deve incluir essas modificações e ser entregue até o dia 30 de maio de 2019.

10. QUANDO OS TRABALHOS SERÃO PUBLICADOS?
A publicação da edição cuja chamada de trabalhos se encerra no dia 15 de março está programada para setembro de 2019. O lançamento será durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
Importante: textos que receberem parecer favorável, mas que não forem publicados na edição a ser lançada no Intercom 2019, poderão ser publicados em até um ano.


AINDA TEM DÚVIDAS?


Envie suas dúvidas para o e-mail iniciacom@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br