II ENCONTRO INTER-REGIÕES INTERCOM TEVE 2.468 INSCRITOS

11 de agosto de 2021

Na última semana, entre os dias 2 e 6 de agosto, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizou a segunda edição de seu Encontro Inter-regiões, evento virtual que substitui os cinco congressos regionais tradicionalmente promovidos pela entidade. Ao todo, 2.468 pessoas se inscreveram e tiveram a oportunidade de acompanhar palestras, mesas temáticas e minicursos, além de conferir os trabalhos das etapas regionais da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

O tema central da Intercom em 2021, “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, permeou todas as conversas ao longo dos cinco dias de evento. “Nas mesas regionais, convidados e instituições parceiras abordaram o tema a partir das experiências em suas respectivas regiões”, salienta Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral do Inter-regiões, destacando a oportunidade que os(as) participantes inscritos(as) tiveram de interagir com os(as) participantes.

Aprendizagens e trocas também foram oportunizadas nas transmissões ao vivo da conferência de abertura, com Manuela d’Ávila (Instituto E Se Fosse Você), e da palestra de encerramento, com Daniela Arbex. “As convidadas, ambas jornalistas, trataram do tema central sob o viés da desinformação: Manuela mostrou como esse problema tem crescido e atingido não só as pessoas individualmente, mas toda a sociedade; e Daniela fez o contraponto, indicando o jornalismo e a comunicação de qualidade como o caminho para combater a desinformação”, comenta a professora Ariane.

O ápice do Inter-regiões foi o prêmio Expocom, que anualmente promove a integração entre estudantes, docentes e instituições de ensino superior em torno das produções experimentais inscritas nos cinco cantos do país. Neste ano, 1.106 trabalhos concorreram na etapa regional, cujas cinco festas de premiação foram transmitidas ao vivo no YouTube. Agora, os trabalhos ganhadores de cada região vão para a etapa nacional, que será realizada durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021), de 4 a 9 de outubro, também na plataforma virtual.

Para quem perdeu e quiser conferir, as gravações de algumas das atividades estão disponíveis na plataforma virtual (para inscritos). Além disso, é possível rever a palestra de abertura, o Fórum Ensicom e as festas de premiação do Expocom no canal da Intercom no YouTube (aberto ao público).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br