GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: PESQUISADORES PODERÃO ENVIAR PROPOSTAS A PARTIR DE 01/10

25 de agosto de 2021

Entre 1º de outubro e 30 de novembro deste ano, pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil terão a oportunidade de propor a criação de Grupos de Pesquisa (GPs) à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A chamada à proposição de GPs já está publicada e tem o objetivo de promover uma atualização orgânica da base científica da entidade, contribuindo também para o desenvolvimento das mais diversas áreas de pesquisa no campo da Comunicação.

A professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom, ressalta a importância da mobilização coletiva o quanto antes, para que as propostas sejam qualificadas e cumpram os requisitos estabelecidos na chamada pública e nas Normas Regimentais dos GPs. “É importante que as áreas se articulem e que os pesquisadores conversem de modo a propor GPs fortes, representativos e com participantes engajados. Destaco, ainda, que cada pesquisador só pode subscrever a proposição de um único GP”, explica.

Quanto à ementa, pode trazer temáticas dos GPs atuais ou novas áreas de pesquisa. “Lembro que, ao final deste ano, os 34 GPs atuais da Intercom serão descontinuados e, a partir de 2022, teremos novos Grupos de Pesquisa nascidos desta chamada. Dessa forma, também os grupos atuais devem participar do processo, pois não haverá renovação automática do GP a partir do ano que vem”, explica a professora Nair.

Os coletivos interessados devem estar atentos aos requisitos relativos aos(às) pesquisadores(as) participantes, conforme o item 3 da chamada:

• A coordenação (titular e vice) indicada deve ser composta por doutores(as), que sejam associados(as) à Intercom há pelo menos dois anos, estejam com as anuidades em dia e tenham participado do congresso nacional da entidade em três dos últimos quatro anos (de 2018 a 2021). Não é obrigatório ter vice-coordenador(a).
• O número mínimo de pesquisadores(as) por proposta é 20, sendo pelo menos 12 associados(as) à Intercom; dos(as) que forem associados(as), pelo menos cinco devem ter titulação de doutorado.
• Cada coletivo deve contemplar ao menos três regiões brasileiras.
• Cada pesquisador(a) só pode subscrever uma proposta.

As propostas serão analisadas pela Comissão de Avaliação dos Grupos de Pesquisa da Intercom, que contará com representação da Diretoria Executiva em exercício, da Diretoria Científica (gestões atual e anterior), do Conselho Curador e das atuais coordenações de GPs. O presidente ou o vice-presidente em exercício da Intercom será o observador da avaliação e seleção de propostas. O resultado será divulgado até 15 de fevereiro de 2022, para início imediato de funcionamento dos GPs aprovados.

Mais informações:

CHAMADA À PROPOSIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br