2022: COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA UNIDAS CONTRA A DESINFORMAÇÃO

22 de dezembro de 2021

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) termina 2021 com um balanço positivo após um período de grandes desafios, impostos tanto pela pandemia quanto pelo contexto político, econômico e social brasileiro. O espírito para 2022 é seguir resistindo, na defesa da ciência e do direito fundamental à comunicação, com o tema central "Comunicação e ciência contra a desinformação” permeando os eventos da entidade.

Segundo Giovandro Marcus Ferreira (UFBA), presidente da Intercom, o tema de 2022 dá continuidade ao deste ano, que foi "Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania". "Em 2021, celebramos o centenário de Paulo Freire mostrando a importância de pensarmos a Comunicação como uma partilha, uma relação dialógica entre parceiros. Freire nos faz repensar a comunicação em diversas perspectivas, sobretudo em relação às camadas mais pobres da sociedade, que, através de sua vivência, sempre têm aspectos importantes a ensinar. E também foi importante refletirmos sobre o esperançar: é preciso ter esperança, mas agir na construção dessa esperança", explica. "Isso tudo continuará reverberando em nosso tema do próximo ano, definido a partir de consulta a nossa base de associados e parceiros. Continuaremos pensando a Comunicação como esse enriquecimento mútuo, em um contexto árido, truculento, negacionista. Seguiremos com o esperançar freiriano, mostrando que o que estamos vivendo hoje será superado com resiliência e resistência, mas também com a construção ativa da esperança em nosso cotidiano."

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) será o principal palco para aprofundamentos no tema central. Embora ainda seja cedo para definir o formato do congresso nacional, já se sabe que ele será, pelo terceiro ano consecutivo, realizado a partir do Nordeste, com organização pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA-UFPB). "É importante destacar a importância de nossos colegas da Paraíba estarem assumindo a organização do congresso. Nos últimos quatro anos, tivemos uma itinerância valiosa, passando por Joinville, no Sul, por Belém, no Norte, e por Salvador e Recife, no Nordeste", comenta o professor Giovandro.

Sobre a indefinição do formato que a Intercom adotará em 2022, o presidente salienta que a entidade continuará sendo guiada pela ciência. "A possibilidade de voltar a ter eventos presenciais é algo que estamos construindo, mas não depende só de nós. Depende da situação da saúde pública no país e no mundo", explica. "O que já está definido é que voltaremos a fazer os congressos regionais – não mais unificados no Inter-regiões, mas nas cinco regiões. É o desafio que se coloca neste período de transição, com uma perspectiva de retorno presencial ou em formato híbrido."

Outra novidade para 2022 é a nova sede da Intercom, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, após a venda do imóvel no bairro de Pinheiros. "Estamos estruturando a nova sede e organizando o provável retorno de atividades presenciais ou parcialmente presenciais", explica o professor Giovandro.

A comunidade de pesquisadores, pesquisadoras, docentes e estudantes do campo da Comunicação pode se preparar para mais atividades da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo, tanto com a continuidade das Lives Cátedra Intercom, iniciadas em 2020, como com sua consolidação institucional. "Um projeto importante para o ano que vem é a efetivação da Cátedra Intercom, a partir de parcerias com outras entidades e também com a Unesco", revela o presidente da Intercom.

O professor Giovandro destaca, ainda, o braço educacional da Intercom, que já ofereceu três cursos on-line: "Metodologias de Pesquisa em Comunicação", no segundo semestre de 2020; "Pesquisa em Comunicação: projetos, escrita e publicação científica", no primeiro semestre de 2021; e "Comunicação, Raça e Racismo: questões conceituais e agendas de pesquisa", agora em novembro. "Vamos buscar incrementar esse projeto, com cursos que possam ajudar a área em suas reflexões e na sedimentação de conhecimentos", conclui. Além disso, o coração científico da entidade será totalmente reorganizado, com a ativação dos novos Grupos de Pesquisa (GPs) selecionados via chamada pública.

A Intercom conta com você para vencer todos os desafios que surgirem em 2022. Vamos continuar resistindo, sempre ao lado da ciência e da informação.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h