LIVES CÁTEDRA INTERCOM: QUARTA TEMPORADA TEVE 21 ENCONTROS

29 de junho de 2022

A quarta temporada das Lives Cátedra Intercom foi encerrada ontem (28/06) com a sessão “Telejornalismo brasileiro: a cobertura internacional, os conflitos e a guerra”, coordenada pelo Grupo de Pesquisa (GP) Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ao todo, foram realizadas 21 lives inspiradas pelo tema da Intercom neste ano, “Ciências da Comunicação contra a desinformação”, com 20 delas debatendo temáticas mais específicas propostas por GPs da entidade.

A temporada foi coordenada por Sônia Jaconi (IEA-USP), diretora de Projetos da Intercom, Nair Prata (Ufop), diretora Científica, e Rodrigo Gabrioti (Athon), diretor adjunto de Projetos, que agora contam com mais apoio: além de Genio Nascimento (UAM), que participa desde o início, Hendryo André (UFPR) e Silvio Simon (Univille), diretores adjuntos Científicos da Intercom, também passaram a fazer parte da equipe nesta temporada.

Iniciativa da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Intercom, as Lives Cátedra Intercom foram criadas no início da pandemia de covid-19, no primeiro semestre de 2020, como forma de proporcionar encontros virtuais para a comunidade científica da Comunicação. Em 2021, o projeto cresceu e teve duas temporadas: uma no primeiro semestre, centrada no tema anual da Intercom (“Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”) e com sessões coordenadas pelos GPs participantes; e outra entre outubro e dezembro, que promoveu conversas com vencedores e vencedoras das premiações da Intercom naquele ano.

“Trata-se de um projeto que está criando memória no campo das Ciências da Comunicação. Na Cátedra que leva o nome de nosso fundador, o professor Marques de Melo, isso tem um sentido muito maior e afetivo. Ele foi um grande articulador do campo e sempre defendeu essa ideia dos registros para a memória. Com as lives, pudemos unir o Brasil pelas telas. É muito gratificante, a cada encontro, saber que todas as regiões estão representadas. Assim mostramos onde a pesquisa em Comunicação está presente, quem a está fazendo”, comenta Sônia Jaconi.

Nesta quarta temporada, os GPs trouxeram temáticas atuais e históricas, e algumas lives foram também um espaço de homenagem e de consolidação de entidades científicas. “Assim como nas temporadas anteriores, tivemos a oportunidade de ver e ouvir muitas referências bibliográficas, em pessoa, que usamos na graduação e na pós-graduação. Isso não só é um privilégio, como gera mais referências para a comunidade acadêmica e científica da Comunicação”, salienta Nair Prata. “Depois de serem realizadas no Zoom e transmitidas ao vivo no Facebook, as lives são desdobradas em diferentes produtos – em vídeo, áudio e texto – com o intuito de disponibilizar material pedagógico e referência bibliográfica para instituições de ensino superior, grupos e redes de pesquisa, estudantes, docentes e pesquisadores(as)”, explica.

A primeira, a segunda e a quarta temporadas podem ser conferidas na íntegra no canal da Intercom no YouTube. Os links para as lives da terceira temporada podem ser acessados nesta página. A Cátedra Intercom também fez uma parceria com o PapoCom, projeto do grupo de pesquisa PráxisJor (PPGCOM-UFC), que transformou a terceira e a quarta temporadas em podcast.

Além disso, assim como foi feito na primeira e na segunda, um e-book da quarta temporada será organizado e lançado em setembro, durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. “Tão logo formulamos os convites aos GPs interessados em organizar as lives, já deixamos claro o prazo para o envio dos textos do e-book: 1º de julho. Os GPs definem a forma de apresentação, ou seja, se farão um artigo tradicional, se será em formato de entrevista ou de relato. A partir dos textos entregues, daremos início imediato ao processo de editoração da obra”, conta Gabrioti.

Embora tenham surgido para suprir um momento – de isolamento e distanciamento social no início da pandemia –, as lives se perpetuaram como um importante evento no calendário da Cátedra Intercom e da Intercom. Então, a coordenação já começa agora a planejar a próxima temporada – que provavelmente tratará dos 45 anos da Intercom, completados em dezembro deste ano.

Acompanhe os canais institucionais da Intercom e não perca a próxima temporada das Lives Cátedra Intercom!

CERTIFICADOS

Quem se inscreveu e participou de pelo menos 15 lives da quarta temporada tem direito a certificado. Para solicitar, basta enviar os dados por e-mail para secretaria@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br