14 de dezembro de 2023
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) anuncia uma grande reformulação nos cinco congressos regionais que realiza anualmente, com o intuito de ampliar sua contribuição para a formação de qualidade para a pesquisa e o mercado de trabalho em todo o Brasil. Desenvolvida a partir da escuta da comunidade da Intercom, a nova proposta passa a valer já em 2024 e organiza os congressos regionais em três eixos, baseados no tripé do ensino superior brasileiro: Pesquisa, Ensino e Extensão. Além disso, busca atender às necessidades de cada região e inaugura uma premiação regional.
“A Intercom vem pensando nos modelos dos seus congressos desde a pandemia. Se, inicialmente, por força da necessidade de distanciamento, precisamos ir para o remoto, depois, com a volta à presencialidade, em 2022, percebemos que nossos encontros não seriam mais os mesmos e, a partir daí, a reflexão sobre os modelos praticados não saiu do nosso horizonte”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), vice-presidente da Intercom e coordenadora geral dos congressos regionais da entidade. “Desde então, começamos a compilar os retornos dos nossos associados, associadas e congressistas. Primeiro, colocamos em marcha mudanças no congresso nacional, neste ano de 2023. Com a avaliação superpositiva que tivemos, veio a motivação para implantarmos alterações também nos regionais.”
No Eixo Pesquisa, pesquisadores(as) de todas as etapas – graduandos(as), recém-graduados(as), mestrando(as), mestres, doutorandos(as) e doutores(as) – vão compartilhar suas pesquisas em um mesmo espaço: os Grupos de Trabalho, que serão definidos a partir da submissão de propostas para cada regional. Haverá alguns requisitos para o funcionamento dos Grupos de Trabalho, como número mínimo de trabalhos aprovados e representatividade de autores(as) em termos de titulação e instituição de vínculo. Além disso, estão previstas Sessões Livres, organizadas por áreas da Comunicação, para acolher os resumos expandidos encaminhados a Grupos de Trabalho que eventualmente não cumprirem os requisitos.
→ A mudança nesse eixo é significativa, substituindo as Divisões Temáticas (que eram voltadas para o nível da pós-graduação) e as sessões regionais do Intercom Júnior (para a graduação) por Grupos de Trabalho compostos por pesquisadores(as) tanto iniciantes como experientes, fazendo desses grupos espaços formativos. Além disso, sendo propostos pelos(as) próprios(as) congressistas, estarão mais alinhados aos temas de interesse de cada região.
Já no Eixo Ensino, os congressos regionais terão uma série de atividades voltadas tanto a docentes quanto a estudantes. Uma delas será o Fórum Ensicom, que voltará à programação de cada regional com novo formato: as apresentações serão selecionadas via chamada de trabalhos, com propostas submetidas por professores(as) e coordenadores(as) de cursos de graduação. A ideia é ampliar as trocas de experiências nesse espaço, trazendo questões e soluções pertinentes à realidade de cada região.
O Eixo Ensino também buscará aproximar a academia do mundo do trabalho: a programação de oficinas e workshops vai privilegiar a atualização de estudantes e profissionais para as exigências do mercado, cada vez mais dinâmicas; e a nova Mostra de Oportunidades em Comunicação vai reunir empresas da área – que vão expor seus produtos e serviços, além de poderem garimpar talentos entre os congressistas – e estudantes e pós-graduandos(as) – que vão expor produtos e serviços desenvolvidos no âmbito dos cursos de graduação e mestrado profissional.
A pesquisa experimental também vai compor esse eixo, com as etapas regionais do prêmio Expocom.
→ Os congressos regionais da Intercom sempre buscaram contribuir para a formação de qualidade nas cinco regiões brasileiras, mas agora haverá uma parte da programação totalmente focada nas questões do ensino em Comunicação e da formação para o trabalho.
E, no Eixo Extensão, as Jornadas de Extensão serão um espaço para que professores(as) e estudantes compartilhem suas ações junto às comunidades de suas regiões. O processo se dará por chamada de trabalhos, com a submissão de relatos de experiência.
→ Embora já estivessem presentes nos congressos regionais, as atividades extensionistas agora ganham relevo com as novas Jornadas de Extensão. O intuito é que a troca de experiências e conhecimentos contribua para o aprimoramento desse importante eixo nas IESs de todo o país.
Por fim, todos os trabalhos aceitos nos Grupos de Trabalho, no Fórum Ensicom e nas Jornadas de Extensão poderão concorrer ao novo Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social, que selecionará aqueles com maior impacto social (real ou potencial). Em cada região, serão premiados: três trabalhos de pesquisa (um de graduação, um de mestrado e um de doutorado), um trabalho apresentado no Fórum Ensicom e um trabalho apresentado na Jornada de Extensão. As cerimônias de premiação farão parte do encerramento dos congressos, com entrega de certificados e convite para publicação dos trabalhos em e-book.
“As mudanças que estamos propondo são fruto de muito diálogo e, sobretudo, de muita escuta. Nesse processo, reunimos críticas e sugestões que chegaram por e-mail, conversas de corredor nos nossos cinco regionais e no nacional, reuniões com os diretores regionais da gestão passada e da atual gestão, com a Diretoria Executiva e com o Conselho Curador. Procuramos contemplar o máximo de sugestões possível até chegar a esse novo modelo, que segue tendo a pesquisa como centro, mas que também destaca, em igual proporção, o ensino e a extensão. Nosso objetivo é valorizar, defender e contribuir, cada vez mais, com a formação em Comunicação”, explica a professora Ariane.
As datas e os locais dos congressos regionais 2024 serão divulgados em breve.
Para conhecer os detalhes de todas as mudanças implementadas, acesse a página dos congressos regionais no Portal Intercom.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br