EXPOCOM 2024: CONFIRA O REGULAMENTO E MUDANÇAS NO EMENTÁRIO

1º de fevereiro de 2024

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acaba de publicar o Regulamento e o Ementário da 30a Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom 2024), cujas indicações e submissões para as cinco etapas regionais serão abertas em 29 de fevereiro.

“Antes de fazer a revisão no Regulamento e, sobretudo, no Ementário para o Expocom 2024, a equipe do Expocom buscou ouvir a comunidade universitária sobre o que as pessoas – principalmente os coordenadores de curso, que são responsáveis por fazer as indicações de trabalhos – tinham a dizer sobre as modalidades e os modos de apresentação do prêmio. Essa escuta foi feita no final do ano passado, via formulário on-line”, conta Ariane Pereira (Unicentro), vice-presidente da Intercom e coordenadora geral do Expocom.

Assim, o Ementário – que é o documento que descreve cada uma das modalidades – passou por algumas atualizações com base nas respostas recebidas e em um estudo conduzido pela equipe do Expocom sobre as grades curriculares em cursos de graduação de todas as regiões do Brasil, bem como sobre o que o mercado tem buscado:

● Na categoria Publicidade e Propaganda, cartazes (antes modalidade específica) passam a concorrer na modalidade PP 07 – Anúncio impresso (avulso);
● Na categoria Rádio, TV e Internet, há duas novas modalidades: RT 03 – Podcast/Videocast (avulso ou conjunto/série) e RT 07 – Práticas experimentais em mídias digitais (avulso ou conjunto/série); além disso, as modalidades voltadas a blogs e sites agora estão unificadas em RT 08 – Blog/Website, e a antiga modalidade de planejamento e gestão de mídias sociais agora passa ser a RT 09 – Gestão na web/mídias sociais;
● Na categoria Jornalismo, foram incluídas três novas modalidades: JO 12 – Reportagem long form (avulso), JO 16 – Produção em jornalismo investigativo ou de dados (avulso) e JO 17 – Produção de infográficos ou videografismo (avulso).

Quanto ao Regulamento, o principal ponto de atenção é o formato de apresentação dos trabalhos finalistas nas etapas regionais: presencial no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas em vídeo no Norte, onde o congresso regional da Intercom será remoto neste ano. Assim, os alunos e alunas líderes da região Norte deverão, juntamente com a submissão do trabalho pelo Sistema Unificado Intercom, enviar o vídeo de apresentação.

“Para a etapa nacional, os finalistas (vencedores nas etapas regionais) terão um prazo de dez dias a partir da última etapa regional (Sul) para o envio do vídeo de apresentação – com exceção dos vencedores do Norte, que já terão enviado o vídeo na etapa regional”, explica a professora Ariane. “Mantivemos as apresentações em vídeo no Expocom nacional para que os estudantes não precisem estar presentes no congresso nacional, em Balneário Camboriú, de modo que o prêmio seja mais inclusivo.”

Criado pela Intercom em 1994, o Expocom mobiliza anualmente milhares de docentes e estudantes de graduação em Comunicação, que buscam o reconhecimento dos trabalhos experimentais e produtos que desenvolvem durante os cursos. Nesta 30a edição, o prêmio terá 68 modalidades, distribuídas entre as categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar, e Rádio, TV e Internet.

Como sempre, as cinco etapas regionais serão realizadas no âmbito dos respectivos congressos regionais da Intercom, nos meses de maio e junho. As indicações e submissões para essas etapas do Expocom terão início no dia 29 de fevereiro, com prazo específico para cada região:
NORDESTE: até 28/03

NORTE: até 11/04

SUDESTE: até 18/04

CENTRO-OESTE: até 25/04

SUL: até 25/04

Até a abertura das chamadas, é importante que as coordenações dos cursos selecionem os trabalhos, uma vez que cada instituição de ensino superior pode indicar apenas um trabalho por modalidade. Vale ressaltar que podem concorrer trabalhos produzidos entre janeiro e dezembro de 2023 (ano calendário) e/ou no ano letivo de 2023 (que pode se estender para o ano calendário de 2024), como atividades de componentes curriculares dos cursos (disciplinas, trabalhos de conclusão de curso, projetos experimentais, projetos de extensão vinculados à curricularização da extensão) e em agências de comunicação integrada, agências escolas ou agências juniores vinculadas aos cursos.

A leitura atenta do Regulamento e das ementas é fundamental nesta etapa de seleção local, de forma a evitar a desclassificação de trabalhos por inadequação às modalidades ou não cumprimento dos critérios. Visite a página do Expocom no Portal Intercom para acessar os documentos.

PASSO A PASSO
1. As coordenações dos cursos em Comunicação fazem a seleção dos trabalhos a serem indicados.

2. Os(as) coordenadores(as) fazem as indicações de trabalhos no Sistema Unificado Intercom.

3. Cada aluno(a) líder indicado(a) se inscreve no congresso da Intercom de sua região e paga a taxa de inscrição, também Sistema Unificado Intercom.
4. Assim que o sistema confirmar a inscrição, o(a) aluno(a) líder submete o trabalho via sistema – no caso da região Norte, também deve enviar o vídeo de apresentação.
5. O(a) aluno(a) líder e/ou coautores(as) apresentam presencialmente o trabalho durante o congresso regional – exceto se for da região Norte, cujo congresso será remoto.

Para datas, locais e taxas, acesse a página dos congressos regionais no Portal Intercom.

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