Chamadas de trabalhos abertas para o Congresso Nacional da Intercom 2024

30 de abril de 2024

Com o tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais?”, o 47º Congresso Nacional da Intercom começa a receber as inscrições e submissões a partir de amanhã (01 de maio) no Sistema Unificado da Intercom neste link.

A diretora científica da entidade, Iluska Coutinho, explica que há diferentes formas de participar do evento, que reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da área da comunicação em duas etapas. A primeira delas é na modalidade remota, que acontece entre os dias 27 a 29 de agosto, diretamente na plataforma da Intercom.

Já a fase presencial será realizada de 3 a 6 de setembro, na Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Enec-Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.A chamada de trabalhos, disponível no site da Intercom, reúne as maneiras que os congressistas podem participar do evento.

PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA

Pesquisadoras e pesquisadores doutores e mestres podem inscrever trabalhos no 24º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs). A coordenação dos GPs é da professora Iluska Coutinho.

Cada pesquisador(a) só poderá encaminhar um único trabalho (resumo expandido) como primeiro autor(a) nesta modalidade. Além dessa submissão, também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a). A diretora da Intercom completa ressaltando a necessidade de indicar a modalidade presencial ou remota nesta etapa da inscrição.

Este ano, a Intercom definiu novas regras para publicação dos artigos completos nos anais do congresso. Quem tiver interesse em publicar, deverá enviar o arquivo do trabalho completo após o congresso, diretamente no sistema da Intercom e até o dia 07 de outubro. Há dois modelos-padrão disponíveis: um para o resumo expandido e outro para o artigo completo. Após esta etapa, os artigos passarão por uma avaliação de pareceristas antes da publicação, que está prevista para dezembro de 2024.

Atualmente a Intercom conta com 33 Grupos de Pesquisa, sendo eles: Cinema; Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico; Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local; Comunicação e Educação; Comunicação e Esporte; Comunicação e Religiões; Comunicação e Trabalho; Comunicação para a Cidadania; Comunicação, Alteridade e Diversidade; Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente; Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão; Comunicação, Música e Entretenimento; Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas; Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura; Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades; Estudos de Televisão e Televisualidades; Ficção Televisiva Seriada; Folkcomunicação; Fotografia; Games; Gêneros Jornalísticos; Geografias da Comunicação; Pensamento Comunicacional e Cultural Latino-americano; Políticas e Estratégias de Comunicação; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio e Mídia Sonora; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Semiótica da Comunicação; Tecnologias e Culturas Digitais; Telejornalismo; Teorias da Comunicação; Teorias do Jornalismo.

As ementas, bibliografia básica e coordenadores de cada GP podem ser conferidos no Portal Intercom.

"Os GPs da Intercom são o espaço anual para apresentação de resultados de pesquisas, reflexões e produção de conhecimento coletiva e em rede. Desde o ano passado, com uma etapa remota e outra presencial, esse espaço tornou-se ainda mais plural, com trabalhos que qualificam os estudos em Comunicação", completa Iluska.

A chamada de trabalhos para os GPs está disponível aqui, juntamente com os modelos para resumo expandido e trabalho completo. As inscrições e submissões são feitas no Sistema Unificado da Intercom.

NOVOS PESQUISADORES: INTERCOM JÚNIOR

Com a coordenação-geral do professor José Tarcísio de Oliveira Filho (UFRR), o Intercom Junior – XX Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, é o espaço destinado para pesquisas de estudantes de graduação ou recém-formados, que tenham feito projetos de iniciação científica, projetos de extensão, disciplinas, trabalhos de campo ou oficinas experimentais.

Na modalidade, a submissão de artigo completo, novidade de 2024, é encaminhada pelo aluno, com a indicação de um professor orientador na coautoria do trabalho. Os artigos seguem um modelo padrão disponível no site da Intercom. Assim como nos GPs, cada estudante só poderá encaminhar um trabalho, podendo ser coautor de outros trabalhos que não forem de primeira autoria sua.

Iluska Coutinho, diretora científica da Intercom, reforça o quão importante é ter um espaço para apresentar os resultados de pesquisas de estudantes de graduação. "As submissões e sessões do Intercom Junior também são muito especiais, tem um valor simbólico especial ao mostrar o horizonte futuro da pesquisa em Comunicação, e suas interfaces. Avaliamos que neste espaço formativo seria importante mantermos o envio de artigos completos, como forma de qualificar o evento, autoras e autores".

Os estudantes poderão inscrever seus trabalhos em oito sessões com áreas de diferentes campos da comunicação, sendo eles: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

A chamada de trabalhos para o Intercom Jr. está disponível aqui , juntamente com os modelos para trabalho completo. As inscrições e submissões são feitas no Sistema Integrado da Intercom.

LANÇAMENTOS DE LIVROS: PUBLICOM

Outra forma de participar do Congresso Nacional é no 20º Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom). Coordenado pela professora Nara Lya Cabral Scabin (PUC-MG), o momentoé destinado ao lançamento de novas publicações, sendo livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica, desde que de autoria de sócios ou participantes do Congresso Nacional.

Este ano, o Publicom será realizado tanto de maneira remota quanto presencial, cabendo ao autor do conteúdo optar pela forma de lançamento da obra. No Publicom, não há restrição quanto ao número máximo de propostas de lançamento que podem ser encaminhadas por um/a mesmo/a autor/a. As submissões serão avaliadas quanto à aderência das obras a serem lançadas ao campo da Comunicação, bem como à adequação a esta chamada.

A Intercom também disponibiliza um modelo-padrão para as submissões do Publicom. O lançamento acontecerá em sessões correspondentes ao tema da obra, seguindo cronograma das Divisões Temáticas: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania e; Estudos Interdisciplinares e Cidadania.

A chamada para lançamentos no Publicom pode ser acessada aqui. As inscrições e submissões são feitas no Sistema Integrado da Intercom.

NOVIDADE DE 2024: SAIBA MAIS SOBRE O LUSOCOM

Além das atividades programadas , em 2024 o Congresso Nacional irá acolher também o Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom).

Diferente do Congresso da Intercom, no entanto, o Lusocom acontecerá apenas na modalidade presencial, de maneira simultânea com o Intercom 2024, em Balneário Camboriú. Estudantes, pesquisadores e pesquisadoras, docentes e profissionais da área poderão submeter trabalhos aos dois eventos, de acordo com as regras de cada Congresso. Mais detalhes sobre o Congresso Lusocom serão divulgados em breve.

Acompanhe as notícias do Intercom 2024 aqui, no JORNAL INTERCOM, e nas redes sociais: @intercomcomunicacao no Facebook e @intercom_oficial no Instagram.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br