Candidatura para Comitê Editorial e de Programação da EBC: conheça os membros

07 de novembro de 2024

Após o período de submissão de candidatura na chamada pública aberta pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que trata da constituição do Comitê Editorial e de Programação (COMEP), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), juntamente com outras entidades científicas do campo da Comunicação no país, aguarda a divulgação da lista com a homologação das candidaturas a fim de confirmar a submissão da chapa proposta. Conforme o cronograma da chamada pública aberta, a confirmação será divulgada até segunda-feira (11). A composição da candidatura submetida conta com dois membros da diretoria da Intercom: Paulo Victor Melo e Iluska Coutinho.

O professor e diretor de projetos da Intercom, Paulo Victor Melo (UFBA/UBI), participa como primeiro titular da entidade e contribuirá com sua experiência como pesquisador em políticas públicas de comunicação e mídias públicas. Paulo é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, realizando pós-doutorado na Universidade da Beira Interior, em Portugal, como pesquisador da Unidade de Investigação LabCom - Comunicação e Artes. Atualmente, é também bolsista de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no projeto "Proteção de Dados em Serviços de Saúde Digital", coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da UFBA. e coordenador do Grupo de Trabalho "Políticas e Governança da Comunicação" da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Jornalista, graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. Paulo Victor desenvolve estudos e pesquisas sobre Comunicação, Raça e Racismo; Políticas Públicas de Comunicação; Mídia e Direitos Humanos; Direito Humano à Comunicação; Comunicação na América Latina; Economia Política da Comunicação e da Cultura; e Mídias Públicas.

Já Iluska Coutinho, atual diretora científica da Intercom, integra a chapa como segunda suplente. Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Iluska é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA). Atua como vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos e do Colegiado do curso de Jornalismo. Desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos com financiamento da Fapemig e do CNPq. Bolsista produtividade em pesquisa, PQ2. Autora do livro "Dramaturgia do telejornalismo brasileiro" (Mauad-x, 2012), e de uma série de capítulos, já atuou como coordenadora de Pós-Graduação da UFJF (2015-2016); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2019-2022 e 2010-2012) e dos cursos de especialização em "Arte, Cultura Visual e Comunicação" (2005-2007); "Televisão, Cinema e Mídias Digitais" (2007-2012) e "Jornalismo Multiplataforma" (2013-2014). Integra o Conselho Consultivo da Telejor - Rede de Pesquisadores de Telejornalismo, que coordenou em 2018/19. Atuou ainda nas sociedades científicas da área como Diretora Científica da Intercom (2014-2017) e Diretora editorial da SBPJor (2011-2013).

Por se tratar de uma candidatura coletiva, construída com outras associações científicas do país, em um processo coordenado pela Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação), a composição conta ainda a participação de Marli dos Santos (SP/ABPCom), Ana Paula Miranda (DF/Folkcom).

Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela UMESP. É coordenadora e docente de Pós-Graduação Lato Sensu, onde também atua como docente da graduação em Jornalismo e como responsável pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa, CIP, reunindo estudos científicos de discentes (iniciação científica) e de docentes da instituição. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR - Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación, ALAIC, e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É vice-presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom). É membra da Associação Profissão Jornalista (APJOR). Foi diretora financeira da Intercom entre 2022-2023. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, de 2019 a 2023, e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente consultora bolsista da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, para propostas de novos cursos de pós-graduação strito sensu. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

Já a quarta membra da candidatura, a professora Ana Paula Miranda é jornalista e publicitária, com Bacharelado em Comunicação Social (2010), Especialização em Gestão de Marketing (MBA, 2013), Mestrado em Comunicação (UCB, 2018) e Doutorado em Comunicação Social na PUCRS (2024), com pesquisa financiada pela CAPES e CNPq. Pesquisadora em Ciências da Comunicação com foco mercadológico no contexto dos países membros da Pan-Amazônia, integrante da Rede Folkcom e vice-coordenadora do GP Pensamento Comunicacional Latino-Americano na Intercom. Experiência em comunicação estratégica, marketing cultural, político e organizacional, com atuação em órgãos como a Fundação Astrojildo Pereira (Fundação Partidária), Secretaria de Articulação Nacional (Rep. do Governo de SC) e Câmara dos Deputados. Docente no Centro Universitário Estácio de Brasília (2014-2017). Atualmente, atua como Diretora de Comunicação do MCB e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF, ambos de forma voluntária. Áreas de pesquisa: comunicação mercadológica, cultura popular e economia criativa.

"A construção de uma candidatura em articulação com outras associações científicas tem a ver com o entendimento da diretoria da Intercom sobre a importância do fortalecimento da comunidade científica da comunicação. Ao propormos uma chapa formada por integrantes de diferentes associações, estamos demonstrando o nosso compromisso com a confluência de diferentes perspectivas sobre comunicação pública, que deve ser assentada numa perspectiva de diversidade e pluralismo", enfatiza Paulo.

Após a homologação, o próximo passo será a abertura do período de votação das candidaturas submetidas. Qualquer pessoa poderá votar na eleição, via plataforma Brasil Participativo, entre 18 e 28 de novembro.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br