05 de dezembro de 2024
Pesquisadores(as) da área de Comunicação interessados(as) em participar ou seguir participando dos Grupos de Pesquisa (GPs) devem enviar, até o final desta quinta-feira (05),
as reproposições de Grupos de Pesquisa, os pedidos de criação de novos grupos e o envio de relatório trienal dos GPs já existentes na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Conforme as normas regimentais dos GPs, esse processo ocorre a cada triênio, quando as propostas e reproposições dos Grupos devem acontecer ao final do primeiro Congresso Nacional realizado no mandato de cada Diretoria Executiva da Intercom.
Os GPs devem ser constituídos por pesquisadores e profissionais com atuação relacionada à área das Ciências da Comunicação, sendo possível também a participação de não associados(as). As normas regimentais explicam sobre o processo de envio de propostas para os GPs, sendo necessário: 18 pesquisadores(as) associados(as) da Intercom, em dia com a anuidade, sendo que pelo menos 10 devam ser doutores(as). Além disso, é necessário ter a presença de investigadores(as) com vínculo acadêmico ou profissional de ao menos três regiões geográficas do Brasil e/ou exterior.
Cada associado da Intercom só pode subscrever uma proposta de GP, sendo considerado inválido os casos em que sua assinatura compulsar duas propostas.
Para a proposta de criação de um grupo de pesquisa da Intercom é preciso seguir o Modelo disponibilizado, que inclui as seguintes informações: Nome do Grupo de Pesquisa; Ementa Proposta; Palavras-chave; Justificativa para criação ou reproposição; Informações sobre a organização e processo de avaliação dos artigos e montagem das sessões; Atividades propostas pelo GP para estimular a constituição de redes, realização de trabalhos de investigação comuns, além de ações a serem realizadas nas etapas remota e presencial do Congresso Nacional; Quais associados(as) compõe ou apoiam a criação do GP; Ações propostas pela Coordenação para o triênio e a assinatura dos associados.
É válido pontuar que as propostas inscritas serão avaliadas pela Diretoria Executiva, sendo o resultado divulgado em de janeiro de 2025, para início de funcionamento dos GPs aprovados.
Relatório para reproposição
Ainda conforme as normas regimentais dos GPs é necessário que os(as) coordenadores(as) apresentem o Relatório Trienal para a Intercom, contendo Nome do Grupo de Pesquisa; Coordenação; Ementa atual; Palavras-chave; Avaliação quali-quanti dos últimos três anos; Avaliação da coordenação sobre a participação de pesquisadores no GP; Informações sobre os processos de avaliação dos artigos e montagens das sessões; Atividades realizadas pelo GP ao longo do triênio; Contribuições do Grupo para a consolidação do conhecimento e ampliação das redes de investigação na temática abordada; Avaliação das atividades com eventuais propostas que não foram cumpridas e os motivos.
Também é preciso descrever os nomes de pesquisadores(as) ativos no Grupo, com vínculo e titulação; indicação de alteração da ementa (se necessário); Novos(as) coordenadores(as) dos Grupos para o próximo triênio; Ações propostas pela nova coordenação, com objetivos e metas definidas. Para isso, há um modelo disponível aqui.
Não é permitida a recondução da pessoa que exercia o cargo da coordenação por mais um triênio. Para assumir a coordenação é preciso ser doutor(a), associado(a) da Intercom há no mínimo três anos, com anuidades em dia, e ter participado do Congresso Nacional da entidade em 3 dos últimos 4 anos. Após enviados, os pedidos de reproposição seguirão para a Comissão de Avaliação dos GPs da Intercom para análise do mesmo.
As normas regimentais podem ser conferidas na íntegra aqui.
Atualmente, a Intercom conta com 33 Grupos de Pesquisa, de temas diversos relacionados à Comunicação tais como Cinema, Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico, Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão, Gêneros Jornalísticos, Geografias da Comunicação, Tecnologias e Culturas Digitais, entre outros. Os GPs funcionam como espaços para discussões e legitimação científica na área da comunicação e suas interfaces.
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