Regulamento e Ementário da Expocom 2025 estão disponíveis

16 de dezembro de 2024

Estudantes e professores dos cursos de Comunicação já podem começar a se preparar para a Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação - EXPOCOM de 2025. Isso porque a Intercom já publicou o Regulamento e o Ementário válidos para o ano que vem.

“Os documentos trazem algumas mudanças em relação ao que foi praticado em 2024. Essas alterações são resultado da escuta ativa dos coordenadores e das coordenadoras da Expocom ao longo desse ano, nos cinco congressos regionais e no nacional, de sugestões que nos chegaram por em-mail e, também, através do formulário de avaliação do Congresso Nacional", explica a vice-presidente da Intercom, Ariane Pereira (Unicentro).

Regulamento

A respeito do Regulamento, são dois os principais pontos - um decorrente do outro - a serem observados por quem pretende concorrer ao prêmio no ano que vem. E ambos serão praticados na etapa nacional da premiação. Os cinco trabalhos finalistas em cada modalidade serão avaliados em duas etapas - uma remota e outra presencial - e elas terão pesos diferentes na composição da nota final, que definirá os ganhadores.

Na etapa remota, o júri virtual avaliará pela plataforma da Intercom, os trabalhos com base nos seguintes critérios: 1) consistência teórica do formulário; 2) atendimento aos requisitos do formulário no texto; 3) experimentalismo do produto; 4) qualidade técnica do produto; e 5) consistência entre o conteúdo inserido no relatório e o respectivo produto. A média obtida por cada trabalho nesse momento, terá peso quatro na composição final da nota.

Já a segunda etapa de avaliação será presencial e não será obrigatória, apenas classificatória. Durante o congresso nacional, um novo júri será formado e avaliará a apresentação do trabalho. A nota conferida nesse momento, terá peso um. Com isso, trabalhos que não puderem ser apresentados, continuam concorrendo e têm chances de ganhar. Ao mesmo tempo em que se valoriza o processo de disseminação da produção acadêmica e científica, que é a razão de ser de um congresso.

Assim, a composição final da nota na etapa nacional será formada a partir do seguinte cálculo: 1) a nota do júri virtual será multiplicada por quatro; 2) a essa nota será somada a nota conferida pelo júri presencial; 3) esse somatório será dividido por cinco; 4) o resultado obtido será a nota final e o trabalho vencedor de cada modalidade será aquele que obtiver a maior média.

"Desde a pandemia, a Intercom buscou flexibilizar a apresentação, justamente por entender que, para parte dos concorrentes, nem sempre é possível viajar para o Congresso Nacional. Porém, até 2024, apesar das tentativas que temos feito, não encontramos um modelo que seja satisfatório. Ano a ano, recebemos comentários, críticas e sugestões relacionados a essa apresentação por parte de estudantes e professores. Assim, acreditamos que chegamos a um modelo, a ser testado em 2025, que atende às mais variadas reivindicações e, principalmente, retoma e valoriza a disseminação do conhecimento produzido nos nossos cursos de graduação, que é o principal motivo para a realização e participação em um congresso", explica Ariane.

Ementário

O ementário também passou por uma revisão para o próximo ano. Os coordenadores de todas as categorias - Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Rádio, TV e Internet; e Produção Transdisciplinar - buscaram esclarecer nos textos das ementas o que se espera dos trabalhos concorrentes e como submeter o produto.

Com isso, espera-se reduzir o número de trabalhos desclassificados por descumprimento das regras da premiação. Mas para que isso seja efetivo, é preciso que, antes da submissão, estudantes e professores leiam atentamente, tanto o regulamento quanto o ementário.

Três categorias também tiveram mudanças em sua modalidade. Em Cinema e Audiovisual, a modalidade "Filme de ficção média metragem” foi excluída, devido ao baixo número de inscrições e concorrentes nos últimos anos e em Jornalismo, foi incluída a modalidade "Produção em jornalismo literário".As principais alterações, porém, são em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, que passa de quatro para sete modalidades, com a inclusão de "Planejamento de comunicação interna", "Planejamento e gestão em comunicação digital ou mídias sociais para organizações” e "Pesquisa de opinião pública/em relações públicas".

"O objetivo do acréscimo de novas modalidades na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional é fortalecer não apenas a categoria dentro do Expocom mas, sobretudo, a área dentro do campo comunicacional", defende Ariane.

Nesse sentido, a coordenação do prêmio, desde o encerramento da etapa nacional do Expocom 2024, buscou sugestões junto à professores da área.

"Nós entramos em contato com os professores responsáveis pelas indicações dos trabalhos de Relações Públicas, com orientadores dos trabalhos, com pesquisadores que propuseram Grupos de Trabalhos (GTs) em RP e CO nos congressos regionais. Solicitamos uma avaliação do que não estava contemplado nas quatro modalidades e sugestões de modalidades que poderiam ser incluídas. O resultado é que praticamente dobramos o número de modalidades de um ano para o outro. Agora, aguardamos a participação dos estudantes", finaliza.

Saiba mais:

Confira o Ementário aqui.

Confira o Regulamento aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br