INFORMATIVO INTERCOM, SÃO PAULO, 08 DE ABRIL DE 2021

EXPOCOM 2021 E INTER-REGIÕES INTERCOM: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

Evento virtual de 2 a 8 de agosto recebe inscrições de ouvintes até 17/07
Inscrições e submissões para Expocom têm calendário por região

Leia também:
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• Curso Intercom de escrita científica: ainda dá tempo de se inscrever
• GP Políticas e Estratégias de Comunicação: chamada de capítulos
• Participe de pesquisa da USP sobre trabalho dos comunicadores na pandemia
• Revista Iniciacom recebe artigos até 11/04
• Notícias de parceiros Intercom

Foi dada a largada para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2021), cujas etapas regionais ocorrerão no âmbito do 2º Encontro Inter-regiões Intercom, evento virtual a ser realizado de 2 a 8 de agosto em substituição aos cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

As taxas de inscrição no Inter-regiões Intercom 2021 são: R$ 30 para estudantes de graduação e recém-graduados e R$ 50 para os demais (estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área). Associados da Intercom que quitarem a anuidade até 31 de maio têm isenção da taxa.

As inscrições de ouvintes no Inter-regiões Intercom seguem abertas até 17 de julho. Já estudantes participantes da Expocom 2021 têm prazos diferentes para se inscrever no evento, de acordo com a região:

  • SUL: até 19 de maio
  • NORDESTE: até 21 de maio
  • SUDESTE até 24 de maio
  • CENTRO-OESTE: até 25 de maio
  • NORTE: até 28 de maio

Para se inscrever, independentemente da região, acesse o novo sistema Intercom-Uhub clicando aqui. Esse novo sistema integra os processos gerenciais e de inscrição, submissão e avaliação dos eventos da Intercom, tornando a experiência dos participantes mais intuitiva e simples.

SUBMISSÕES EXPOCOM

O processo de submissão da Expocom 2021 tem um calendário para cada região brasileira.

O primeiro passo é a indicação dos trabalhos pelas instituições de ensino superior (IESs), em link e prazo específico em cada região. Se você é da coordenação de uma IES, acesse a página da Expocom no Portal Intercom.

Feita a indicação, cabe ao aluno líder fazer a inscrição no Inter-regiões e a submissão do trabalho. Os prazos para submissão são:

  • SUL: até 21 de maio
  • NORDESTE: até 24 de maio
  • SUDESTE: até 26 de maio
  • CENTRO-OESTE: até 28 de maio
  • NORTE: até 31 de maio

Vale ressaltar que o botão de submissão só é liberado na área reservada do aluno líder depois da indicação do trabalho/aluno líder pela IES e da baixa na inscrição do aluno no Inter-regiões.

PROGRAMAÇÃO INTER-REGIÕES

Todas as pessoas inscritas no Encontro Inter-regiões Intercom terão acesso exclusivo à programação virtual do evento, que inclui conferência de abertura, fórum sobre ensino em Comunicação (Ensicom), atividades científicas regionais e palestra de encerramento. Além disso, o Inter-regiões promoverá cinco festas de premiação abertas ao público, também virtuais, em que serão revelados os vencedores das etapas regionais do prêmio Expocom 2021.

Com o objetivo de favorecer a participação dos inscritos, o Inter-regiões Intercom deste ano terá duração de uma semana, com atividades científicas à tarde (sempre a partir das 16h30) e premiações à noite (às 19h). Confira a programação preliminar:

2 de agosto (segunda-feira)
16h30: Abertura + Conferência de abertura (em breve)
19h: Festa de premiação Expocom Norte

3 de agosto (terça-feira)
16h30: Atividades específicas por região (em breve)
19h: Festa de premiação Expocom Centro-Oeste

4 de agosto (quarta-feira)
16h30: Fórum Ensicom (em breve)
19h: Festa de premiação Expocom Sudeste

5 de agosto (quinta-feira)
16h30: Atividades específicas por região (em breve)
19h: Festa de premiação Expocom Nordeste

6 de agosto (sexta-feira)
16h30: Palestra de encerramento (em breve)
19h: Festa de premiação Expocom Sul

Mais informações no Portal Intercom.

Siga os perfis institucionais da Intercom no Facebook e no Instagram para acompanhar as novidades.

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ANAIS DO INTERCOM 2020

Os Anais do 43º Congresso de Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), realizado de 1º a 10 de dezembro de 2020, estão publicados no Portal Intercom. O documento reúne as informações da programação do congresso e todos os trabalhos apresentados nos Grupos de Pesquisa, no Intercom Júnior e na Expocom. Clique aqui para conferir.

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CURSO INTERCOM DE ESCRITA CIENTÍFICA: AINDA DÁ TEMPO DE SE INSCREVER

Seguem abertas até sábado, 10 de abril, as inscrições para o curso on-line Pesquisa em Comunicação: projetos, escrita e publicação científica, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). As vagas são limitadas.

O curso será realizado de 12 a 17 de abril na plataforma Zoom, com seis aulas síncronas de 2 horas cada, divididas em três módulos:

  • Módulo 1 – Projetos de pesquisa em Comunicação, com o professor doutor Antônio Hohlfeldt (PUCRS). Aulas nos dias 12 e 13 de abril, das 18h às 20h.
  • Módulo 2 – Escrita científica, com a professora doutora Nélia R. Del Bianco (UnB/UFG). Aulas nos dias 14 e 15, das 17 às 19h.
  • Módulo 3 – Publicação científica, com a professora doutora Raquel Recuero (UFPel). Aulas nos dias 16, das 17h às 19h, e 17 de abril (sábado), das 10h às 12h.

O valor da inscrição é R$ 250, em até quatro vezes sem juros no cartão de crédito. É oferecido desconto de 10% para associados da Intercom com a anuidade em dia e para grupos de pelo menos dez pessoas (inscritas simultaneamente sob um mesmo CNPJ).

Mais informações no Portal Intercom.

Inscrições na plataforma de cursos Intercom.

Dúvidas: secretaria@intercom.org.br

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GP POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO RECEBE PROPOSTAS DE CAPÍTULOS PARA 2 LIVROS

O Grupo de Pesquisa (GP) Políticas e Estratégias de Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), convida autoras e autores interessados em enviar propostas de capítulos para dois livros: "Comunicação e pandemia: lições, reflexões e desafios da crise" e "Pesquisa em Políticas de Comunicação – Teorias, Métodos & Técnicas", ambos com lançamento previsto para outubro, durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021).

Os livros estão sendo organizados por Rafaela Caetano Pinto, coordenadora do GP e professora do Instituto Federal de Brasília; Elen Geraldes, professora do curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília; Katia Belisário, professora do curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília; Ruth Reis, professora do curso de Jornalismo e do mestrado em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo; Juliano Domingues, professor da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do GP Políticas e Governança da Comunicação da Compolítica; Gisele Pimenta, jornalista na Universidade de Brasília; Juçara Brittes, professora da Universidade Federal de Ouro Preto; e Paulo Liedtke, doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Interessados podem enviar resumo até o dia 3 de maio para o e-mail gp.politicas.estrategias@gmail.com, identificando o livro pretendido no assunto da mensagem. Outras informações sobre as chamadas também podem ser solicitadas pelo e-mail. Confira a seguir as ementas das duas chamadas de capítulos:

LIVRO: Comunicação e pandemia: lições, reflexões e desafios da crise
O intuito da obra é sistematizar, no formato de relato de experiência ou ensaio acadêmico, vivências e percepções coletivas ou individuais relacionadas ao combate à desinformação e ao negacionismo e/ou voltadas ao fortalecimento da ciência e da educação em tempos de Covid-19. Esses aspectos devem ser abordados pela perspectiva da Comunicação, conforme os eixos temáticos descritos abaixo. Na seleção dos textos, também será observada a profundidade analítica, descritiva e interpretativa das situações. São aceitas propostas de discentes de pós-graduação, mestres, doutores, docentes, pesquisadores ou profissionais da área de Comunicação.

LIVRO: Pesquisa em Políticas de Comunicação – Teorias, Métodos & Técnicas
A publicação se voltará, fundamentalmente, ao tema “desenho de pesquisa” aplicado ao campo das análises em políticas de comunicação, em suas diferentes etapas, em uma perspectiva crítica, interdisciplinar e transdisciplinar. Isso se refletirá na divisão do livro em três sessões: teorias, métodos e técnicas. São aceitas propostas de estudantes de pós-graduação, mestres, doutores ou pesquisadores em Comunicação ou áreas afins.

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PESQUISA USP SOBRE TRABALHO DOS COMUNICADORES NA PANDEMIA DE COVID: RESPONDA AO QUESTIONÁRIO ATÉ 30/04

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) convida profissionais de Comunicação a responder, até o dia 30 de abril, ao questionário da pesquisa "Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia da Covid-19?". Clique aqui para acessar o formulário, que pode ser respondido anonimamente.

O estudo, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorre exatamente um ano após a realização de investigação inicial, que diagnosticou o momento vivido pelos comunicadores ainda no começo da pandemia. O relatório dessa pesquisa, feita no primeiro semestre de 2020 e transformado em e-book, pode ser consultado aqui.

“Passado um ano da primeira fase da pesquisa, queremos verificar neste momento, em que o Brasil sofre com o agravamento cada vez maior da covid-19, como está a situação de trabalho dos comunicadores, que, muitas vezes, a exemplo dos jornalistas, ocupam o pelotão de frente do combate à doença ao assumir o árduo papel de informar corretamente a sociedade sobre os riscos e tentar dissimular, infelizmente, as fake news e o negacionismo que ainda perduram nesta terrível fase da doença”, afirma a professora Roseli Figaro, coordenadora do CPCT.

COVID-19 EM 2020 – O estudo inicial do CPCT sobre o tema foi promovido no começo do distanciamento social e reuniu 557 participantes de todo o país e do exterior. O relatório final evidenciou o aumento da jornada e do volume de trabalho, tornando bem mais estressante a rotina dos comunicadores, que tiveram de conciliar a profissão com os cuidados da casa e dos filhos.

“A isso se soma também a sensação de cansaço sentida diariamente por esses trabalhadores, que ainda tinham de usar, na maioria das vezes, seus próprios instrumentos para trabalhar, como computador, celular e conexão à internet”, aponta Roseli Figaro.

Na ocasião, 70% dos profissionais reclamaram que o ritmo de trabalho estava bem mais intenso tanto para quem atuava na modalidade home office quanto para quem se mantinha em atividade presencial. Além disso, a pesquisa destacou que as rotinas de produção sofreram muito com o distanciamento social, já que o contato com fontes de informação, empresas e clientes ficou limitado, o que exigiu mais atenção e rigor na organização do trabalho.

“Pelo modo totalmente errático com que o governo federal tratou e vem tratando a pandemia, cujos casos de contaminação e de mortes só vem aumentando, nossa suspeita é a de que as condições de trabalho dos comunicadores pioraram, haja vista a grande quantidade de pessoas sem trabalho no país. Entender a situação desses trabalhadores, passado um ano da chegada da covid-19 ao Brasil, ainda mais neste momento de agravamento, pode auxiliar a diagnosticar os problemas advindos do quadro de precarização do trabalho e, a partir disso, cogitar possíveis alternativas para combater os graves impactos na área da comunicação”, conclui a coordenadora.

Mais informações sobre a pesquisa atual podem ser obtidas pelo e-mail comunicacaoetrabalho@gmail.com.

Participe e contribua para esta importante pesquisa.

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REVISTA INICIACOM RECEBE ARTIGOS ATÉ 11/04

A Revista Brasileira de Iniciação Científica em ComunicaçãoIniciacom prorrogou para domingo, 11 de abril, o prazo para submissão de artigos, entrevistas e resenhas à edição que será lançada em outubro, durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021).

A edição terá o mesmo tema dos eventos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deste ano: “Comunicação e Resistência: educação como prática para a cidadania”, marcando o centenário do pedagogo Paulo Freire e ampliando as discussões de Comunicação e Educação. Porém, trabalhos sobre outras temáticas relacionadas com a Comunicação podem ser enviados. A depender do tema, os artigos em situação de aprovação poderão ser publicados em até um ano, em outras duas edições (programadas para março e maio de 2022).

O objetivo da Iniciacom é oportunizar a publicação de textos (de seis a 12 páginas) de estudantes de graduação em Comunicação e recém-formados até um ano após a conclusão do curso. Estudantes de graduação e recém-graduados de outras áreas podem submeter trabalhos, desde que se relacionem com a Comunicação.

O processo de avaliação por pares é realizado por mestrandos, doutorandos, mestres e doutores e tem foco na reformulação do texto com propostas de melhorias, a fim de torná-lo apto para publicação. A exigência é de que os trabalhos sejam inéditos, mas aqueles apresentados e publicados em congressos podem ser submetidos, desde que haja uma nota de rodapé com esta informação. Trabalhos apresentados no Intercom Júnior (IJ) do congresso nacional da Intercom, aprovados para publicação no e-book especial, não serão aceitos.

Informações e submissões no site da revista no Portal Intercom.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail iniciacom@intercom.org.br

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NOTÍCIAS DE PARCEIROS INTERCOM

XX Conferência Brasileira de Folkcomunicação – A Rede Folkcom, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizará sua 20ª conferência de 29 de junho a 2 de junho, em formato virtual. Com o tema "Narrativas, ritos, saberes e interculturalidade", o evento contará com oficinas, grupos de trabalho, palestras, concursos de fotografia e de audiovisual. Interessados em apresentar trabalhos em um dos cinco Grupos de Trabalho da Folkcom 2021 têm até o dia 30 de abril para enviar texto completo para o e-mail gt.folkcom2021@gmail.com. Informações completas no site do evento.

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