Por Dentro dos GPs: Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião

18 de dezembro de 2018

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) mantém atualmente 34 Grupos de Pesquisa (GPs), que reúnem pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas do campo comunicacional. Um dos mais recentes GPs da Intercom é o Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, que iniciou suas atividades em 2018.

Dando seguimento à série especial “Por Dentro dos GPs”, o JORNAL INTERCOM conversou por e-mail com Magali do Nascimento Cunha, coordenadora do GP Comunicação e Religião, integrante da Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura (International Association Media Religion and Culture) e da Associação Mundial de Comunicação Cristã (World Association for Christian Communication, WACC), colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça, e articulista da revista CartaCapital. Confira:

INFORMAÇÕES BÁSICAS

E-mail do grupo: gp.religiao@intercom.org.br

Grupo de discussão: gpintercomcomunicacaoreligiao@googlegroups.com

Página no Facebook: https://www.facebook.com/gpcomunicacaoereligiaoegr...

Blog: http://gpcomreligiaointercom.blogspot.com

HISTÓRICO

O GP Comunicação e Religião estreou em 2018, após ser aprovado pela Diretoria da Intercom em dezembro de 2017. As origens do GP remontam aos anos 1990, quando a entidade tinha Grupos de Trabalho, entre os quais o GT Comunicação e Religiosidade, coordenado pelo professor Nivaldo Pessinatti.

Quando Pessinatti esteve impossibilitado de levar a coordenação adiante, houve um processo de reorganização dos GTs em Núcleos de Pesquisa e o grupo acabou extinto. De lá para cá, foram mais de 20 anos de lacuna, com pesquisadores ligados à Intercom apresentando suas pesquisas em comunicação e religião de maneira desarticulada nos Grupos com temáticas afins.

Depois de, pelo menos, três tentativas de reativação do Grupo nesse período, o processo foi retomado em 2017, seguindo todos os trâmites estabelecidos pela Intercom para a criação de novos GPs e com grande suporte tanto de pesquisadores proponentes – nomes reconhecidos na área da Comunicação no Brasil – quanto de sócios apoiadores da proposta, lideranças históricas e de destaque na entidade.

“‘Comunicação e religião’ é hoje uma ênfase de pesquisa que desafia não só a área da Comunicação, mas também as Ciências Humanas e Sociais. A presença de grupos religiosos e do religioso nos distintos processos comunicacionais é elemento que não pode ser desconsiderado pela academia, e certamente a Diretoria da Intercom foi capaz de avaliar isso e colocar a entidade em sintonia com esta demanda’, afirma Magali Cunha.

PESQUISA

Atualmente, o GP Comunicação e Religião congrega cerca de 40 pesquisadores e pesquisadoras de todas as regiões do Brasil. Para o primeiro encontro do GP, no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), em setembro em Joinville, foram submetidos 30 trabalhos, dos quais 29 foram aceitos. O perfil dos pesquisadores que apresentaram no GP em 2018 é dominado por doutorandos (com 12 trabalhos apresentados) e mestrandos (9), além de pós-doutores (4), doutores (2), mestres (dois) e graduados (2). É importante destacar que o GP ganhou um caráter interdisciplinar com participação de pesquisadores de outras áreas das Ciências Humanas e Sociais.

ATUAÇÃO

Já em seu primeiro ano de existência, o GP Comunicação e Religião mostrou-se bastante ativo, com atividades que vão além do congresso nacional da Intercom.

Em 2018, o GP realizou: uma reunião de estudos do Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE), vinculado ao GP Comunicação e Religião; dois colóquios de pesquisa; dois seminários (estes como processo para a editoração de um Dicionário em Comunicação e Religião); e o curso Educação e Religiosidades para estudantes de Educação da Faculdade Campos Elíseos em São Paulo.

O 1º Colóquio do Grupo de Estudos MIRE/GP Comunicação e Religião ocorreu em 29 de maio de 2018 e 100% on-line – superando a adversidade da greve dos caminhoneiros em todo o País, que inviabilizou a realização presencial. Foram 20 participantes em interação e mais 87 ouvintes. O 2º Colóquio aconteceu em 19 de junho no Centro Cultural José Marques de Melo, na sede da Intercom em São Paulo; foram apresentadas e discutidas duas teses de integrantes do MIRE e uma pesquisa de campo empreendida pelo grupo.

No dia 14 de agosto, o GP reuniu pesquisadores em torno de eixos temáticos de Mídia e Religião em seu primeiro Seminário, também no Centro Cultural José Marques de Melo. O evento marcou a primeira etapa do projeto de edição do “Dicionário em Mídia e Religião”, que está sendo desenvolvido em parceria com a UNASP/UNAPRESS. A segunda edição do Seminário Eixos Temáticos em Comunicação e Religião, também com vistas à elaboração do dicionário, ocorreu em 23 de outubro.

Para 2019, o GP vai investir em suas primeiras publicações. “Estamos muito empenhados no processo de editoração do ‘Dicionário em Comunicação e Religiões’, em parceria com a UNASPRESS, editora do Centro Universitário Adventista. Acreditamos ser um material que, em perspectiva interdisciplinar, representará importante contribuição a pesquisadores/as e interessados/as no tema (profissionais de comunicação e outras pessoas)”, afirma a atual coordenadora do GP.

Além disso, o Grupo está em processo de editoração de outra obra, que trará resultados de trabalhos na temática Comunicação, Religiões e Linguagem – a previsão é de que o livro fique pronto em agosto, para lançamento no congresso nacional Intercom, em setembro de 2019 em Belém. Uma terceira publicação em vista tratará de gênero, outro tema forte na área do GP.

Confira outras matérias da série “Por Dentro dos GPs”:

GP Rádio e Mídia Sonora

GP Comunicação e Esporte

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA