Regulamento da Expocom 2019 implementa mudanças que refletem a realidade do mercado e do ensino de Comunicação

12 de fevereiro de 2019

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) divulga em seu portal na internet o novo regulamento da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), cujo teor já está em vigor e é válido para as etapas regionais e nacionais de 2019.

“O regulamento foi atualizado com base em sugestões que recebemos ao longo do tempo, vindas tanto dos avaliadores quanto dos participantes, bem como na nova realidade dos cursos de graduação em Comunicação Social”, afirma João Carlos Picolin (Claretiano), um dos coordenadores gerais da Expocom. “Nem todas as sugestões que recebemos foram possíveis de ser implementadas devido às estruturas do nosso sistema e ao prazo que tínhamos para as mudanças. Mas estão anotadas para uma próxima etapa de atualizações.”

Uma das principais mudanças implementadas é que, agora, os coautores dos trabalhos podem ser de qualquer curso de Comunicação, desde que o líder do projeto curse a habilitação da categoria escolhida. Estabelece o artigo 1º, parágrafo 3º: “Nas categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional são aceitos trabalhos somente com estudante-líder destes respectivos cursos. É permitida a participação de coautores de outros cursos de Comunicação”. “Essa atualização do regulamento busca refletir as mudanças ocorridas tanto no mercado de trabalho quanto nos próprios cursos de graduação de Comunicação. Hoje, por exemplo, um filme publicitário é criado por um publicitário, mas executado por um profissional de Cinema ou Rádio e TV”, explica Fernando Ferreira de Almeida, vice-presidente da Intercom.

Além disso, a participação na Expocom não é mais restrita a estudantes de bacharelado, passando a abranger também os de cursos tecnólogos na área de Comunicação.

Outra alteração importante é que os participantes passam a apresentar um relatório do trabalho, de acordo com as regras estabelecidas pelo artigo 13º, parágrafo 1º do Regulamento. Isso significa que a inscrição do projeto está mais simples, pois antes era necessário apresentar paper com caráter de artigo científico.

O novo Regulamento da Expocom também reformulou a descrição do ementário de algumas modalidades, a fim de facilitar a compreensão pelos participantes.

“Recomendamos que os alunos, antes de inscreverem seus trabalhos, leiam com atenção o regulamento junto com seu orientador. Conhecendo e entendendo bem as regras da Expocom, evita-se a desclassificação por questões que podem ser resolvidas facilmente antes da inscrição”, indica Genio Nascimento (UAM), da coordenação geral do evento.

Clique aqui para ler a íntegra do Regulamento da XXVI Exposição De Pesquisa Experimental Em Comunicação – Prêmio Expocom 2019

As etapas regionais da Expocom serão realizadas nos congressos regionais da Intercom. Clique para conferir locais e datas. Já a etapa nacional do evento será durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Acompanhe os canais oficiais da Intercom para informações sobre chamada de trabalho, prazos, inscrições etc.

LEIA TAMBÉM:

TUDO SOBRE A EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS DA GRADUAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br