EXPOCOM: VENCEDORES DE TRÊS MODALIDADES DA CATEGORIA RELAÇÕES PÚBLICAS

13 de novembro de 2019

Nesta edição, o JORNAL INTERCOM apresenta três trabalhos que venceram a etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) em 2019. Confira.

BANCO DE LEITE HUMANO: Essa causa também é sua – a produção de vídeos institucionais
MODALIDADE: RP10 - Produção de comunicação institucional audiovisual (avulso)
EQUIPE: Filipe Wesley Gomes do Lago (aluno líder), Alexandra Maria Nunes Costa, Gleiciane Reis Costa, Justhon Monteiro Silva, Karyssa Kellen do Nascimento de Moraes, Matheus Lopes de Sousa Araújo, Mayara Rocha Lima, Raíssa de Oliveira Ferreira, Thamires Everton da Silva e Yanne de Cassia França Santos Sousa.
ORIENTADORA: Melissa Silva Moreira Rabêlo
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
DESCRIÇÃO: O trabalho foi idealizado no segundo semestre de 2018 na disciplina Laboratório de Campanhas Institucionais do curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em entrevistas com a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil da UFMA, o grupo de discentes identificou que, em muitos casos, o leite recebido não podia ser utilizado por ter sido armazenado ou coletado de forma inadequada. Além disso, a falta de conhecimento fazia com que muitas mães deixassem de doar. Assim, foram produzidos três vídeos com as temáticas: 1) Curiosidades sobre armazenamento do leite materno; 2) Tempo de conservação e validade do leite materno; 3) Benefícios do leite materno para o recém-nascido. O intuito dos vídeos foi fortalecer a imagem do BLH, tornar as informações claras e acessíveis, e incentivar o engajamento na causa.
DEPOIMENTO: “Eu já tinha sido vencedor em etapas regionais da Expocom em três modalidades. Sempre foi uma experiência única poder mostrar a outras Instituições de Ensino Superior e para a sociedade o que temos produzido e ver as produções dos colegas. Vencer na Expocom nacional em 2019 foi uma euforia total! Ver o nome do trabalho ser reconhecido só reforçou nosso empenho e dedicação. Mesmo que o prêmio da Expocom não tenha nenhuma contrapartida financeira, só de concorrer já nos sentimos vitoriosos. A vitória na Expocom foi e será um marco em nossa vida, que servirá de exemplo para os acadêmicos da UFMA. Estou no último período do curso, finalizando o TCC, e pretendo seguir a carreira acadêmica, ao ingressar em um Programa de Pós-Graduação.” – Filipe Wesley Gomes do Lago

PROJETO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - KIDZANIA
MODALIDADE: RP04 – Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)
EQUIPE: Marina Prumes Santin (aluna líder), Brenda Gomes de Faria, Bruna Pelegrini e Thaís Queiroz
ORIENTADOR: Daniel Dubosselard Zimmermann
INSTITUIÇÃO: Faculdade Cásper Líbero (Facasper)
DESCRIÇÃO: Foi realizado um trabalho aplicado com a KidZania São Paulo. A equipe identificou as necessidades de comunicação e relacionamento com os públicos de interesse da empresa e, a partir desse diagnóstico, criou um plano estratégico de posicionamento da KidZania como opção de entretenimento educativo, além de criar e manter relacionamento com os públicos prioritários.
DEPOIMENTO: “Vi a premiação por videoconferência, e esse reconhecimento foi excepcional. O último ano e o TCC foram fatores muito desgastantes. O objetivo era entregar algo ao cliente que, além de aplicável à realidade, fizesse sentido para ele; o prêmio seria um reconhecimento e uma consequência de todas as escolhas e dedicação. Portanto, foi a confirmação do excelente trabalho, ao qual dedicamos esforços e tempo.” – Marina Prumes Santin

PROJETO EXPERIMENTAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS - INSTITUTO ANELO
MODALIDADE: RP06 – Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)
EQUIPE: Julia Sannomia da Silva, Ana Clara Medeiros dos Santos, Nathália Cenciareli de Souza e Carolina Setti de Ávila
ORIENTADORAS: Maura Padula de Souza Amaral e Teresinha Cristiane de Morais
INSTITUIÇÃO: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
DESCRIÇÃO: O projeto foi desenvolvido em 2018 pela assessoria Wind Rose Inteligência em Relações Públicas, composta por alunas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), para o Instituto Anelo, organização do ramo de música e cultura, atuante na região noroeste da cidade de Campinas. Com base em dados obtidos por meio de pesquisas de fonte primária e secundária (visitas à organização, relatos de colaboradores e estudos de mercado), foram desenvolvidos um diagnóstico e um plano de comunicação, que incluiu duas campanhas. A primeira, “Cantando em uma só voz”, consiste em cinco estratégias de comunicação interna e administrativa com o objetivo de fortalecer a identidade da organização junto a seus integrantes e perante a comunidade local. Com oito estratégias de Comunicação Institucional, a segunda campanha, “Construindo uma nova melodia”, tem o objetivo aumentar a visibilidade da instituição na cidade e região metropolitana, ampliando sua presença nas mídias sociais e auxiliar a captação de recursos para o Instituto e seus projetos.
DEPOIMENTO: “Compartilhar, aprender e estar em contato com estudantes, pesquisadores e profissionais de Comunicação foi uma oportunidade ímpar, somos muito gratas a tudo o que vivemos durante o congresso Intercom 2019. Um dos jurados, ao final de todas as apresentações, falou que nós, comunicadores, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis e dar valor a nosso projeto. E nós sabíamos que tínhamos entregado tudo isso. Além da visibilidade que um prêmio como esse proporciona, hoje eu me sinto muito mais preparada para os desafios do mercado de trabalho." – Ana Clara Medeiros

"As premiações regional e nacional nos trouxeram mais autoconfiança e motivação para seguir em frente e fazer a diferença na área de atuação que escolhemos: Relações Públicas! Estamos muito felizes e pretendemos impactar positivamente a sociedade em que vivemos. Finalizar a graduação desta forma é uma sensação de trabalho cumprido com sucesso e uma motivação para alçar novos voos, em projetos tanto profissionais quanto acadêmicos. Agradecemos imensamente todos os professores que estiveram conosco durante a jornada universitária, em especial nossas orientadoras, bem como toda infraestrutura do Centro de Linguagem e Comunicação da universidade, que nos possibilitou vivenciar, pensar e ir além. " – Julia Sannomia

LEIA TAMBÉM:
EXPOCOM 2019: CONHEÇA 3 VENCEDORES NA CATEGORIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA
EXPOCOM 2019: CATEGORIA RÁDIO, TV E INTERNET

EXPOCOM 2019: CONFIRA MAIS 3 VENCEDORES DA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

EXPOCOM 2019: PRIMEIRA MATÉRIA DA SÉRIE MOSTRA OS VENCEDORES DAS MODALIDADES EMBALAGEM E GAMES, NA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

EXPOCOM 2019: 298 TRABALHOS APRESENTADOS E PREMIAÇÃO EMOCIONANTE EM BELÉM

TUDO SOBRE A EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS DA GRADUAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br