27 de março de 2025

A indicação de trabalhos para a  Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), realizada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), já começou na maioria das regionais. Com prazos determinados para essa etapa, o processo de indicação é um momento chave para a confirmação da participação de estudantes em cada uma das modalidades.

Lembrando que neste ano, o prazo final, por região, é:  Sudeste – 31/03/2025;  Centro-Oeste – 07/04/2025; Norte – 22/04/2025; Nordeste – 05/05/2025 e; Sul – 12/05/2025.

Neste primeiro momento, as IES indicam quem será a pessoa responsável para inserir os dados das inscrições dos trabalhos da instituição no sistema de submissão e avaliação da Expocom. Será essa pessoa, portanto, a responsável por indicar, em nome da IES, os trabalhos concorrentes e seus respectivos alunos/alunas líderes.

A vice-presidente da Intercom, Ariane Pereira (Unicentro), explica que é necessário, antes de selecionar e inscrever o trabalho, ler o ementário e regulamento, ambos publicados no portal da Intercom. “Essa consulta evita que os trabalhos sejam submetidos em modalidades equivocadas, em número maior ou inferior ao máximo e mínimo exigidos – que varia de modalidade para modalidade. E são essas duas as principais causas da desclassificação de trabalhos”, ressalta a vice-presidente.

Depois de conferir as modalidades, outra dica é confirmar os dados  dos/das alunos/alunas que serão líderes do trabalho, pois não é possível que outro/outra estudante realize a submissão do trabalho, assim como não é permitido que o/a mesmo/mesma estudante esteja inscrito como aluno/aluna líder em mais de uma modalidade da Expocom.

Cabe lembrar que as Instituições de Ensino Superior multicampi poderão indicar um trabalho por modalidade por campus, desde que os cursos sejam ofertados de forma independente, com coordenação, projeto pedagógico, grade curricular, ementas e corpo docente próprios. No entanto, em caso de funcionamento conjunto/integrado, a IES poderá indicar apenas um trabalho por modalidade. Dessa forma, as instituições são responsáveis por fazer a primeira seleção da Expocom, definindo qual trabalho será indicado por modalidade.

Passo a passo para a IES realizar as indicações no Sistema da Intercom

A(s) pessoa(s) que foi (foram) cadastrada(s) pela Instituição para fazer as indicações segue (seguem) um passo a passo para finalizar as indicações de cada uma das modalidades da Expocom. A Intercom disponibiliza um tutorial com imagens para facilitar a compreensão das etapas.

Diretamente pela plataforma, as indicações são realizadas. É necessário ter alguns dados de estudantes para cumprir esta etapa, sendo: nome completo; CPF; âmbito da produção (extensão, TCC, etc.); orientador/orientadora do trabalho; ano da produção. Além disso, também são solicitadas informações sobre o curso e a universidade. Para cada indicação, a pessoa responsável deverá salvar a indicação.  Ao adicionar a indicação, o sistema abrirá um item em que mostrará os trabalhos já indicados, facilitando a conferência de dados e informações dos trabalhos indicados. Em caso de algum erro, é possível, durante o período de indicações, ainda realizar a exclusão de trabalhos indicados (seja para refazer a indicação ou para excluir permanentemente).

Ao finalizar a indicação, é preciso clicar em adicionar indicação. O sistema mostrará a indicação realizada logo abaixo. Quando terminar de cadastrar todas as indicações, também é preciso clicar em enviar indicações para o processo ser concluído

É só depois desta etapa que estudantes poderão fazer a submissão dos trabalhos indicados. Por isso, é fundamental que as IES realizem o cadastro o mais rápido possível.

Próximas etapas e premiação

Após as IES indicarem os trabalhos e os/as alunos/alunas líderes realizarem a submissão dos arquivos, começa a avaliação de todos os trabalhos inscritos para cada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Na etapa remota, o júri virtual avaliará os trabalhos com base nos seguintes critérios: 1) consistência teórica do formulário; 2) atendimento aos requisitos do formulário no texto; 3) experimentalismo do produto; 4) qualidade técnica do produto; e 5) consistência entre o conteúdo inserido no relatório e o respectivo produto. A média obtida por cada trabalho nesse momento, terá peso quatro na composição final da nota. Cada Congresso Regional classifica o melhor trabalho de cada modalidade para a Etapa Nacional, que é a última etapa.

Em 2025, a apresentação no Congresso Nacional não é obrigatória, porém, os trabalhos deixam de somar as notas da apresentação oral da etapa. Todos os vencedores das etapas regionais ganham a inscrição para participar do Congresso Nacional, que em 2025 acontecerá na Faesa, em Vitória (ES).