28 de agosto de 2025
Integrando a programação da etapa presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação uma mesa redonda especial vai celebrar uma importante data celebrada no estado-sede do evento: os 50 anos do ensino de Comunicação no Espírito Santo. Conforme o professor Edgard Rebouças (UFES), que será mediador do bate-papo, o encontro deve tratar dos desafios atuais da formação em Comunicação.
“Vamos fazer um balanço panorâmico dos 50 anos do ensino de Comunicação no Espírito Santo, desde a fundação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1975, que foi criado com o objetivo de atender a uma demanda específica de mão de obra para o mercado local, com a previsão de durar apenas três anos”, relembra Edgar.
Poucos anos depois, a lógica empresarial foi deixada de lado e, em 1980, houve a criação do curso de Publicidade. Mais recentemente, em 2009, tiveram início as atividades do curso de Cinema e Audiovisual, implantação do programa de mestrado em Comunicação e Territorialidades, em 2014, e neste mês, em agosto de 2025, as aulas do curso de doutorado começaram.
Para além do crescimento, expansão e consolidação do curso de Comunicação na UFES ao longo das cinco décadas, a mesa redonda também trará o desenvolvimento e expansão do ensino na área com as instituições particulares no Estado. “Em paralelo à trajetória da UFES, em meados dos anos de 1990, surgiram os primeiros cursos de Comunicação em instituições privadas como os da Faesa, Universidade Vila Velha (UVV), Novo Milênio, Estácio de Sá, São Camilo e Pitágoras, sendo que estes três últimos não tiveram vida longa”, acrescenta Edgar.
Para isso, a mesa redonda contará com a participação de representantes da UFES, Faesa, UVV e Novo Milênio, de modo a construir o contexto mais abrangente possível do cenário no Estado, principalmente na capital, Vitória. Serão eles: Jorge Arturo (UFES); Tânia Abreu (UVV); Marilene Mattos (Faesa); Gustavo Belo (Novo Milênio). A medição do encontro será feita pelo professor Edgard Rebouças (UFES).
A mesa redonda ‘50 anos do Ensino de Comunicação no Espírito Santo’ será no dia 5 de setembro, das 10h às 12h, no Mini Auditório Faesa Campus Vitória, que fica na Avenida Vitória, 2220, Monte Belo. Todos(as) os(as) inscritos(as) para a etapa presencial do Intercom Nacional podem prestigiar o evento, acompanhando o debate.
Vale destacar que o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação terá início no dia 1º de setembro, com atividades diárias até o dia 5, no Centro Universitário FAESA (Campus Vitória – Avenida Vitória, 2220 – Monte Belo, Vitória-ES), e no Centro Cultural SESC Glória (Avenida Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória – ES). O tema central das discussões do congresso este ano é “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”.
Além da mesa redonda celebrativa, a programação completa do Intercom Nacional 2025 conta ainda com as sessões presenciais dos Grupos de Pesquisa (GPs) e do Intercom Júnior (IJ), a etapa nacional da mostra competitiva de pesquisa experimental Expocom, o evento presencial de lançamento de livros Publicom, premiações da Intercom, oficinas e minicursos, painéis e palestras. A cidade de Vitória também será sede do X Colóquio Brasil-Estados Unidos, que ocorre nos dias 1 e 2 de setembro.
Para conferir a programação completa da etapa presencial do Intercom Nacional 2025, clique aqui.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no Congresso, tanto nos dias que antecedem o evento, quanto durante as atividades presenciais, acompanhe o site oficial da Intercom, o site oficial do evento e os perfis oficiais no Instagram @intercom_oficial e @intercomnacional.

