43º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Evento virtual - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador-BA - 1º a 10 de setembro de 2020

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT4 - GP CINEMA
[Voltar]

"UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL" E "MINHA MÃE É UMA PEÇA": AS FRANQUIAS CINEMATOGRÁFICAS NOS MERCADOS GLOBAL E NACIONAL
Larissa Zoratto Lunge (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-2011-1.pdf

A COMUNICAÇÃO ESTÉTICA EM TULSE LUPER E O CINEMA DE PETER GREENAWAY
Francismar Formentão (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Trabalho R15-1949-1.pdf

A POÉTICA DO CURTA-METRAGEM: RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O CONTO E O CURTA
Lucas Furtado Esteves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-1178-1.pdf

ANIMAÇÃO E DERIVA: O CINEMA-MATÉRIA COMO EXPRESSÃO ESTÉTICA DOS DESENCANTOS DA MODERNIDADE
Christiane Quaresma Medeiros (Universidade Federal de Pernambuco)
Trabalho R15-2451-1.pdf

AS CINEASTAS DA RETOMADA E OS NOVOS CINEMAS: FEMINISMO E CINEMA AUTORAL NO BRASIL
Luiza Cristina Lusvarghi (Universidade Estadual de Campinas)
Trabalho R15-2253-1.pdf

AS MULHERES DE WAKANDA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO FILME PANTERA NEGRA
Marina Vlacic Morais (Universidade Federal de Santa Maria)
Trabalho R15-1122-1.pdf

CAMPANHAS CONTRA UNIÕES PREMATURAS: EXPERIÊNCIAS DO AUDIOVISUAL NAS ZONAS RURAIS MOÇAMBICANAS
Isaias Carlos Fuel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-0626-1.pdf

CINEMA E SOCIEDADE - A FIGURA DO MONSTRO EM EDWARD MÃOS DE TESOURA
Roberto Pazos Ribeiro (Universidade Estadual de Santa Cruz)
Trabalho R15-1693-1.pdf

CONTRA A INTERNET, DE DENTRO DELA - VÍDEO ENSAIO E CAPTURA DE TELA - NUNCA É NOITE NO MAPA
Regiane Akemi Ishii (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-0973-1.pdf

DOCUMENTÁRIO, MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL: O USO DA HISTÓRIA ORAL POR EDUARDO COUTINHO EM PEÕES (2004)
Pedro de Moraes Fernandez Canfora (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Trabalho R15-2104-1.pdf

ESTRUTURA NARRATIVA E ARTICULAÇÕES SÍGNICAS EM BOI NEON
Caio Cesar Neves (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-2305-1.pdf

FEMININOS NO CINEMA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS DE LAÍS BODANZKY
Maria Fernanda Cavassani (Universidade de Sorocaba)
Trabalho R15-1685-1.pdf

FILMAR OS QUILOMBOS, ONTEM E HOJE: REMEMORAÇÃO E REENCENAÇÃO EM ARUANDA (1960) E NOVE ÁGUAS (2019)
Alessandra Pereira Brito (Universidade Federal de Minas Gerais)
Trabalho R15-1785-1.pdf

FOPIN: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA FOCALIZA PARINTINS
Graciene Silva de Siqueira (Universidade Federal do Amazonas), Marcelo Rodrigo da Silva (Universidade Federal do Amazonas)
Trabalho R15-2264-1.pdf

IDENTIDADES E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NO CINEMA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE HOLLYWOOD E A AMÉRICA LATINA
Isabella Regina Oliveira Goulart (Centro Universitário FMU Fiam-Faam)
Trabalho R15-2091-1.pdf

ISAO TAKAHATA E A DISPUTA DE MEMÓRIAS NO MERCADO ANIMÊ
Lilia Nogueira Calcagno Horta (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Trabalho R15-1571-1.pdf

JOANA COLLIER E SEUS GESTOS DE MONTAGEM: LAPSO, MÚSICA E SÍNTESE
Elianne Ivo Barroso (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-1114-1.pdf

NA NOITE DA NOITE ESCURA: FIGURAS DA NOITE NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Pedro Rena Todeschi (Universidade Federal de Minas Gerais)
Trabalho R15-1173-1.pdf

O CINEMA COMO BANCO DE DADOS PARA A INTERFACE VÍDEO-ENSAIO
Luiz Gustavo Vilela Teixeira (Universidade Tuiuti do Paraná)
Trabalho R15-1667-1.pdf

O CINEMA DE SOM DIRETO NO BRASIL: NOTAS SOBRE UM LEVANTAMENTO DE FICHAS TÉCNICAS
Igor Araújo Porto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-2340-1.pdf

O CINEMA YIDDISH: O GESTO DA ESCAVAÇÃO COMO MÉTODO DE TRANSMISSÃO
Marcia Antabi (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Trabalho R15-1569-1.pdf

O CONFLITO ENTRE GUARANI KAIOWÁ E RURALISTAS EM MARTÍRIO (2016, VINCENT CARELLI)
Carlos Eduardo da Silva Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Miriam de Souza Rossini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-1046-1.pdf

O ENSAIO EM SANTIAGO E NO INTENSO AGORA: FORMAS DE VER E NARRAR OS OBJETOS DO MUNDO
Rafael de Souza Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais)
Trabalho R15-2676-1.pdf

O GESTO DE FILMAR O LUTO E A DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE SENTIDO DE VIDA: PENSANDO A PARTIR DA "TRILOGIA DO LUTO", DE CRISTIANO BURLAN
Leandro Silva Lopes (Universidade Federal de Minas Gerais)
Trabalho R15-1911-1.pdf

O NARRADOR E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM "VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO"
Karen Vieira Ramos (Universidade Estadual de Santa Cruz)
Trabalho R15-1194-1.pdf

O QUE É UM HOMEM? OUTRAS MASCULINIDADES EM UM CINEMA DISTANTE
Samuel Macêdo do Nascimento (Universidade Federal do Ceará)
Trabalho R15-0311-1.pdf

OS BONS TEMPOS VOLTARAM: CINE PASSEIO O NOVO CINEMA DE RUA CURITIBANO
Tamara Fernanda Carneira Evangelista (Universidade Estadual do Paraná)
Trabalho R15-1598-1.pdf

OS EFEITOS VISUAIS UTILIZADOS EM ALGUNS PLANOS CINEMATOGRÁFICOS ENVOLVENDO PROTAGONISTAS DE NATUREZAS DISTINTAS EM MOGLI (2016) E ALITA (2019)
Carla Schneider (Universidade Federal de Pelotas)
Trabalho R15-2800-1.pdf

OS ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NORDESTINOS NO CINEMA DE ANIMAÇÃO DE PERNAMBUCO
Marcos Buccini Pio Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Trabalho R15-2356-1.pdf

OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM YOUR NAME
Thátilla Sousa Santos (Universidade Federal de Goiás), Lara Lima Satler (Universidade Federal de Goiás)
Trabalho R15-1661-1.pdf

QUEM TEM MEDO DE ANÁLISE FÍLMICA? ATIVIDADE ANTIGA COM (NÃO TÃO) NOVOS OBJETOS
Luiza Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Trabalho R15-1319-1.pdf

REUNIÃO CONCEITUAL NO FILME A SEPARAÇÃO - DESAFIOS E ASTÚCIAS DAS DIALÉTICAS DA TRAGÉDIA
Gustavo Savio Chataignier Gadelha (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Luiz Severiano Ribeiro de Paula Baez (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Trabalho R15-2141-1.pdf

SORRISOS MONSTRUOSOS: AS JORNADAS EMOCIONAIS DAS PROTAGONISTAS DE A BRUXA (2015) E MIDSOMMAR: O MAL NÃO ESPERA A NOITE (2019)
Dayane Costa Oliveira da Silva (Universidade Federal de Goiás)
Trabalho R15-0699-1.pdf

TRABALHAR E HABITAR: O ESPAÇO OCUPADO PELAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS EM QUE HORASELA VOLTA? (ANNA MUYLAERT, 2015) E TRÊS VERÕES (SANDRA KOGUT, 2020)
Kelly Demo Christ (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Trabalho R15-1041-1.pdf

UM CINEMA FEITO COM POUCO OU QUASE NADA: IMAGINÁRIOS RURAIS EM A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO
Analu Favretto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Tiago Ricciardi Correa Lopes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Trabalho R15-2537-1.pdf